08/07/2021

Reino Unido quer intensificar relação comercial com o Paraná

Lisa Weedon, Cônsul Geral Interina, realiza reunião virtual com o Sistema Fiep
No dia 07 de julho, o Presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, conversou com a Cônsul Geral Interina do Reino Unido, Lisa Weedon,  com o intuito de fortalecer o já profícuo relacionamento entre o Paraná e o país.
A Cônsul que chegou ao Brasil em 2019, tem agora como missão, intensificar o comércio bilateral e projetos em setores como segurança e defesa (combate ao crime organizado e cibernético), cooperação para propriedade intelectual, sociedade aberta (Direitos Humanos, combate à desigualdade) e meio ambiente (desenvolvimento sustentável).
Atualmente o Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios, já possui iniciativas em andamento com o Consulado Honorário do Reino Unido, representado em Curitiba por Adam Patterson. Segundo o Corpo Consular, o estado tem sido positivamente visto pelos olhos britânicos, de modo que foi escolhido dentre os três estados mais estratégicos no Brasil para o desenvolvimento de novas parcerias.
Na ocasião foram discutidas sinergias para o desenvolvimento de frentes de trabalho tanto para a promoção das exportações e parcerias internacionais quanto para projetos na área de desenvolvimento sustentável.
As parcerias estratégias seriam a alternativa para contornar as dificuldades encontradas por investidores estrangeiros diante da complexidade tributária, instabilidade política e econômica e insegurança jurídica no Brasil. Do mesmo modo, esse seria o caminho para empresas brasileiras interessadas no mercado britânico, que por sua vez, precisam estar atentas às mudanças tarifárias oriundas do BREXIT, assim como às exigências dos padrões internacionais.
Para dar vazão as possibilidade identificadas durante esse encontro, o Centro Internacional de Negócios, trabalhará diretamente com o Consulado para criação de uma agenda positiva conjunta, desse modo, empresas que tenham interesse ou tenham enfrentado dificuldades com barreiras ou questões comerciais nesse mercado, podem entrar em contato com o CIN-PR em busca de apoio.