16/10/2020

CNI abre consulta sobre transporte marítimo Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai

A consulta visa diagnosticar o fluxo e custos das operações de importação e exportação das empresas

Com o objetivo de subsidiar o governo com informações, a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB), coordenada pela CNI, lança consulta para levantar informações sobre como as reservas de carga mantidas pelo Brasil afetam o dia a dia e o custo das operações de importação e exportação das empresas.

Dentre as questões, estão:

• Principais destinos das exportações do setor na América do Sul;
  • Participação dos modais de embarque para as exportações do setor para a Argentina e o Uruguai;
  • Participação do custo do frete em cada modal de embarque em relação ao custo total das exportações do setor nas rotas Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai entre 2017 e 2020;
  • Principais dificuldades enfrentadas pelo setor em relação às rotas Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai.

Prazo para envio das respostas: 21 de outubro.

Todas as respostas serão tratadas de modo não individualizado a fim de preservar a confidencialidade das informações.