Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CIN / PR11/09/2013 - Atualizado em 14/04/2021

Projeto de instalação de um sistema de metrobus

Teor de comunicação recebida da Embaixada do Brasil em Assunção, a respeito de oportunidade de negócio em projeto de sistema de transporte coletivo na capital paraguaia:
cin

Prezada Senhora, Prezado Senhor, 

Teor de comunicação recebida da Embaixada do Brasil em Assunção, a respeito de oportunidade de negócio em projeto de sistema de transporte coletivo na capital paraguaia: 

“O Congresso paraguaio concedeu prazo de 180 dias para que o novo Presidente analise o projeto de instalação de um sistema de metrobus no país, para o qual o Paraguai já conta com recursos emprestados da ordem de USD 212 milhões do BID e da OPEP. 

O novo prazo estabelecido visa a permitir ao Poder Executivo analisar outras propostas para o projeto em tela, o qual originalmente se baseia no sistema transmilênio colombiano, que foi apresentado ao Paraguai pelo ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, em 2010. As principais críticas ao projeto de metrobus referem-se: 

i) ao fato de que o empréstimo tomado não contempla a necessidade de investimentos da ordem de USD 150 milhões para a compra de 392 veículos de transporte coletivo que alimentariam esse sistema;

ii) à possibilidade de ter de pagar indenizações de aproximadamente USD 50 milhões às atuais 15 empresas de ônibus que operam a rota San Lorenzo-Assunção, pois o sistema de metrobus funciona em regime de monopólio;

iii) ao tempo de vida útil do projeto de apenas 20 anos. 

Nesse contexto, analistas alertam para o fato de que o projeto poderá custar, ao final, cerca de USD 362 milhões, sem computar, nesse cálculo, o valor de eventuais indenizações. Assim, o valor final do metro quadrado para a implantação deste sistema custaria USD 19,6 milhões/km, já que a extensão total do trecho a ser implementado é de 18,4Km. 

Paralelamente, nas últimas semanas, os meios de imprensa locais divulgaram propostas de empresa russa e de empresa espanhola para o projeto em questão. A companhia russa Rus Invest apresentou proposta de sistema de “monorail” ao custo de USD 11 milhões/Km, incluindo todas as obras civis, além dos trens e vagões. Já a firma espanhola Metro Madrid Assignia ofereceu projeto de veículo leve sobre trilhos (VLT) ao custo de (contemplando obras, trens e vagões) USD 18 milhões/Km, perfazendo um total de USD 331 milhões. 

Além de ambas as propostas acima contarem com uma vida útil (de 50 anos) de operação superior à do metrobus e com custos de implementação mais econômicos, segundo sondagens elaboradas pela imprensa local, comerciantes e eventuais usuários do futuro sistema de transporte coletivo a ser implementado teriam manifestado preferência pelo projeto de “monorail”. Tal fato advém da possibilidade, dada a sua característica de elevado, de convívio deste sistema com os atuais meios de transporte em operação na rota San Lorenzo-Assunção.

 O sistema de transporte público de Assunção encontra-se abaixo de qualquer padrão internacional de segurança, de conforto e de respeito ao meio ambiente e ao usuário. A frota de ônibus é perigosamente antiga e são comuns os veículos parados com falhas mecânicas graves. Não há a menor regulamentação por parte do Estado. A cidade e o país requerem urgentemente uma transformação desse sistema. Por iniciativa do ex-Presidente Lugo, criou-se um subsídio de 25% da tarifa, sem que se tenha observado nenhuma melhora no serviço prestado à população.”

Fonte: MRE