Relações Internacionais

31 de outubro de 2025

Fiep fortalece a presença internacional do Paraná em fórum que conecta inovação e desenvolvimento

Compartilhe:

Evento reuniu especialistas, empresários e representantes de ecossistemas internacionais para discutir oportunidades de expansão global e estratégias de integração regional 

Com o objetivo de fortalecer o papel de Curitiba e do Paraná como referências em inovação no cenário global, o evento “Conectando Curitiba ao Mundo: oportunidades e estratégias para a internacionalização da inovação” reuniu especialistas, empresários, representantes de ecossistemas internacionais e instituições de ensino para debater caminhos que ampliem a presença do Brasil no mapa da inovação mundial. 

Realizado no Parque Tecnológico da Indústria, o fórum foi uma iniciativa do Senai Paraná, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Sebrae/PR e a Fundação Araucária. Ao longo de um dia de programação intensa, o público participou de painéis estratégicos, apresentações de cases e oportunidades de networking, consolidando o encontro como um espaço de articulação entre quem cria, quem empreende e quem transforma inovação em resultado concreto. 

Internacionalização como estratégia de futuro 

A atuação da Gerência de Relações Internacionais da Fiep, por meio da Cooperação Internacional, no apoio ao evento, reflete a visão expressa nas Rotas Estratégicas para o Futuro dos Negócios Internacionais Paranaenses 2040. O documento define a internacionalização da inovação como um eixo essencial para o desenvolvimento econômico do Estado, destacando a necessidade de diversificar mercados exportadores e identificar novos destinos estratégicos para os produtos e serviços paranaenses. 

Essas ações são fruto do trabalho colaborativo de 425 atores estratégicos do ecossistema de negócios internacionais do Paraná, que contribuíram para a construção de um roadmap voltado ao fortalecimento da competitividade global da indústria paranaense. 

 

Integração regional e oportunidades globais 

No painel “Mapeando possibilidades: oportunidades de expansão internacional”, os especialistas Yasmin Bonilha, Higor de Menezes e Vinicius Mello discutiram o papel da integração regional como catalisadora da internacionalização industrial. 

Durante sua fala, Higor de Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep, destacou o MERCOSUL como porta de entrada para empresas que desejam dar os primeiros passos no cenário internacional. 

Vemos países muito promissores para os movimentos iniciais de internacionalização, como Paraguai, Argentina e Uruguai. O Sistema Fiep tem um papel essencial nesse processo, promovendo rodadas de negócios, missões internacionais e programas de apoio para que os industriais possam acessar mercados globais sem precisar sair do estado”, afirmou. 

A fala de Menezes reforçou que a internacionalização é tanto estratégica quanto colaborativa, dependendo da construção de pontes sólidas entre inovação, política e economia. Essa perspectiva se alinha ao papel institucional da Fiep de fomentar conexões que transformam conhecimento em oportunidades globais. 

 

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.