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Com a participação de 20 empresas brasileiras dos estados do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e 12 compradores chilenos, a missão resultou em 86 rodadas de negócios, realizadas nos formatos presencial e híbrido. Segundo os dados coletados junto aos compradores, a ação já garantiu US$ 500 mil em negócios efetivados e projeta expectativa de geração de mais US$ 3,5 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
Entre os destaques, está o caso da empresa Pesebem, do Rio Grande do Sul, especializada em soluções para pesagem veicular embarcada. A missão representou seu primeiro pedido internacional, além da negociação de uma representação no território chileno com a empresa KYB Chile.
A programação contou com palestras sobre oportunidades comerciais, aspectos culturais das negociações, panorama dos setores industriais e autocertificação de origem. Dentre os palestrantes estiveram representantes da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais do Chile (SUBREI), Aduana Chilena, Embaixada do Brasil e CNI, além da consultora Carol Teixeira e da representante da CNI, Aline Araújo.
A missão também promoveu agendas institucionais com órgãos estratégicos do governo chileno, como a própria SUBREI e a Aduana Nacional, reforçando o papel da diplomacia comercial e institucional no fortalecimento das relações bilaterais.
Aprendizados e inspiração: visitas técnicas
Dois momentos de destaque foram as visitas técnicas a empresas que representam trajetórias inspiradoras de internacionalização:
Vulcaflex, indústria brasileira do setor de borracha, que expandiu sua atuação
com um escritório comercial e centro de distribuição no Chile. A visita proporcionou uma visão
concreta sobre os desafios e oportunidades desse movimento de internacionalização.
Termia, empresa chilena referência na fabricação de equipamentos de refrigeração
industrial, liderada por uma mulher e com forte presença no setor de mineração. A visita reforçou
o intercâmbio de experiências e práticas industriais com potencial de replicação no Brasil.
Vozes da indústria
Depoimentos dos participantes reforçaram a percepção positiva da missão. Ricardo Canestraro (Metalus) e Rodolfo Nogoseski Neto (Metalúrgica Expoente), empresários do estado do Paraná, destacaram a organização, a qualificação dos contatos e a oportunidade de expansão de mercado. Cristiano, da Vulcaflex (MG), mencionou a importância estratégica da presença física no Chile. Todos os relatos evidenciam o potencial transformador da ação para os negócios e para a visão de futuro das empresas brasileiras.

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