Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Um grupo de empresários brasileiros,
industriais do setor de energia, associados do Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços
do Estado do Paraná (Sineltepar) e um representante da área de Relações Internacionais da Fiep,
esteve na semana passada em uma missão no Paraguai. A programação teve reuniões, visitas técnicas
e até participação em uma feira de negócios.
O primeiro evento foi um encontro entre empresários do setor de energia, associados do Sineltepar, e representantes da Rede de Investimento e Exportação (Rediex), que é um órgão do Ministério da Indústria e Comércio do país vizinho. A entidade capta recursos financeiros para aumentar a presença de produtos e serviços paraguaios nos mercados internacionais e melhorar a competitividade das empresas exportadoras. Na agenda também estavam representantes da Ande, empresa responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia no Paraguai. A reunião teve como principal objetivo apresentar o cenário do setor de energia e avaliar oportunidades para as empresas paranaenses alcançarem este mercado.
No dia seguinte (20/9), a comitiva esteve em visita técnica na Ande para conhecer a divisão de operações e trocar informações com a gerência técnica, além de uma reunião com o presidente da instituição. O grupo também conheceu o Museo da Eletricidad Ande, que é a primeira Usina Termelétrica, fundada em 1910, e que conta a história de geração de energia. No dia 21, quinta-feira, ocorreu uma reunião com empresas associadas à Cecoel (Cámara de Empresas Constructoras de Obras Electromecánicas), que são prestadoras de serviço da Ande.
A participação na Expo Paraguay-Brasil foi um dos destaques da programação
final. O evento teve rodadas de negócios, exposição com estandes de produtos e serviços, apresentação
de projetos de startups, conferências nacionais e internacionais, exposição dedicada aos parceiros estratégicos,
área cultural com exposição de trabalhos de artistas de ambos os países, além de apresentação
de eventos culturais. A Fiep também participou de um almoço com empresários, num painel simultâneo,
tratou de economia circular.
Na Expo Paraguay-Brasil, a Fiep integrou um estande cooperativo junto com Sebrae, Fecomércio, Faciap, ACP, Seic, Invest PR e Ocepar. Os empresários puderam divulgar seus produtos e serviços, buscar parceiros, obter mais informações sobre o mercado local, trocar experiências com representantes do mercado paraguaio e identificar novas oportunidades de negócio no país. “O objetivo principal foi divulgar às empresas paraguaias as potencialidades do Paraná em suas diferentes linhas de interesse e atuação”, contou Eduardo Godoy Ribas, analista de Relações Internacionais da Fiep.
Para aproximar os empresários foram promovidos ainda encontros com autoridades, como a vice-ministra de Indústria e Comércio do Paraguai, Lorena Méndez, com o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, e o representante de promoção comercial da embaixada, Henri Carrières.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!