Relações Internacionais

23 de maio de 2025

Delegação da União Europeia visita Sistema Fiep para fortalecer parcerias com o Paraná

Compartilhe:

Na manhã desta sexta-feira (23), o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu a visita institucional da delegação da União Europeia no Brasil, composta por chefes adjuntos da UE e representantes de 15 países membros. A agenda integra a visita anual dos diplomatas ao Paraná e teve como foco principal o fortalecimento de laços com o estado, além da identificação de oportunidades de parcerias em inovação, desenvolvimento econômico e internacionalização.

O encontro foi realizado no Campus da Indústria, em Curitiba, e contou com cerca de 30 participantes. A recepção teve início fala do ministro Jean Pierre-Bou, chefe adjunto da União Europeia no Brasil. A programação incluiu uma série de apresentações estratégicas. Paulo Pupo, diretor da Fiep, conduziu a abertura oficial, que foi seguida pela exposição de um panorama detalhado sobre a economia paranaense e da estrutura institucional da federação, programas de atração de investimentos e iniciativas de apoio à internacionalização de empresas.

Um dos destaques do encontro foi a apresentação da especialista Juliana Penhaki, que compartilhou as frentes de atuação do Sesi voltadas à internacionalização de projetos e à conexão com redes globais de inovação. Encerrada a parte expositiva, os diplomatas seguiram em visita técnica ao Habitat Senai Corporate. O espaço é voltado ao desenvolvimento de soluções industriais inovadoras, startups e tecnologias aplicadas à indústria 4.0.

A visita reforça o interesse mútuo em ampliar o diálogo institucional e fomentar cooperações entre o Paraná e os países europeus, especialmente nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e comércio. Para a Fiep, esse tipo de intercâmbio contribui diretamente para a inserção global da indústria paranaense.

 

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.