Comunicação Sesi, Senai e IEL

2 de dezembro de 2021

Conselho Superior do CPCE realiza última reunião de 2021

Compartilhe:

Na última quarta-feira (01), aconteceu a XXV Reunião do Conselho Superior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) no Campus da Indústria, em Curitiba, com a participação remota das regionais. O encontro foi o fechamento de 2021 com a apresentação de indicadores e perspectivas para o próximo ano.

Carlos Valter Martins Pedro, presidente do CPCE e do Sistema Fiep, falou da relevância das ações que partem do conselho. “Chega um momento em que nós, empresários, temos a necessidade de fazer devoluções à sociedade”, disse. “Em 2022, com a pandemia mais controlada, queremos valorizar ainda mais essas ações de cidadania”, completou.

Rui Brandt, diretor-geral do CPCE e presidente do Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná (SINPACEL-Paraná), enfatizou a importância do engajamento daqueles que entram para o conselho. “A responsabilidade social e ambiental é de todos”, afirmou. “Devemos procurar não ser assistencialistas, mas parte de um processo de transformação, que é quando conseguimos fortalecer o papel de cada um na sociedade para exercer a cidadania.”

A reunião seguiu com a palestra de Walfredo Schindler, da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), sobre Engajamento do Setor Industrial no tema. Ele falou sobre as três ondas da sustentabilidade no Brasil: a primeira, quando o setor produtivo estava interessado apenas em cumprir a legislação ambiental; a segunda, quando passou a ser vista como garantia para conquistar clientes; e a terceira, que é a atual, na qual a sustentabilidade virou sinônimo de competitividade, já que reduz custos, gera receita e até dá acesso a créditos privilegiados. Na sequência, Paulo Pereira Lima, do CPCE de Maringá, Renata Amano, do CPCE de Londrina, Indianara Milleo do CPCE dos Campos Gerais, e Gilberto Bordin, do CPCE de Cascavel falaram sobre as atuações dos conselhos regionais que completaram 10 anos.

Rosane Fontoura, coordenadora do conselho, apresentou os indicadores de 2021 e enfatizou a importância da participação dos conselheiros júniores e sêniores. Carlos Gusso, da Risotolândia, que faz parte do CPCE desde sua fundação há 17 anos, disse que o momento é propício pra se reunir e pensar sobre o que pode ser feito para melhorar a situação do Paraná. “Daqui saem novos projetos, uma orientação para que o empresário possa trazer e levar sua contribuição, por isso é importante estar neste abraço de empresários, que se unem por uma única finalidade, a de ver melhorar a situação, porque não podemos deixar que um irmão do lado sofra tanto enquanto tem outro feliz , temos que dar a mão praquele que está desamparado”, finalizou.

No encontro as organizações conselheiras receberam prêmios SESI ODS: Gazeta do Povo e a Sociedade Rádio Emissora Paranaense, Associação Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Universidade Livre para Eficiência Humana, o Centro de Educação Infantil Mundo Para Todo Mundo e Instituto Curitiba de Informática.

Os indicadores de 2021 estão disponíveis aqui.

Confira as fotos da reunião

 

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.