Rua Newton França Bittencourt, 87
Ahú - Curitiba/PR
(41) 3254-8775
sipcep@sipcep.org.br
www.sipcep.org.br
Os industriais do setor de panificação e confeitaria puderam conhecer mais sobre o eSocial em um workshop sobre o tema promovido em parceria pelo Sipcep e pelo Sesi, em junho. O evento ofereceu aos empresários a oportunidade de conhecer mais e tirar dúvidas sobre o sistema.
O eSocial será implantado pelo governo federal para reunir todas as informações das relações de trabalho em uma única plataforma, unificando dados da Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Caixa Econômica Federal. O objetivo é permitir um maior controle do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e do FGTS.
“O governo quer tornar mais eficiente e célere a identificação de ilícitos tributários e isso passa a ser feito por meio eletrônico. Com isso, será cada vez mais difícil burlar a arrecadação”, explicou o advogado Christian Schramm Jorge, que integrou a equipe do Sesi responsável pelo workshop ministrado na sede do Sipcep.
O sistema entra em funcionamento primeiramente para empresas de grande e médio porte. Ainda será definido o prazo para integração de micro e pequenas empresas. De qualquer maneira, todas devem estar atentas às exigências do novo sistema, que vai alterar com as rotinas das indústrias. A alimentação do eSocial será feita diariamente. Especialistas recomendam que as empresas já comecem a verificar como funcionará a adaptação ao sistema, evitando problemas no momento da implantação efetiva.
Iniciativa
O setor de panificação foi o primeiro no Paraná a estabelecer a parceria com o Sesi para levar estas informações aos associados. O Sipcep identificou a importância do suporte sobre o eSocial para os industriais. “É uma questão de suma importância para a vida das empresas e, por isso, nosso interesse. São muitas mudanças e, quanto antes começarmos, melhor’’, avaliou o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgamann.
Dúvidas
Mais informações sobre o eSocial estão disponíveis no site www.esocial.gov.br. Na página já está disponível o manual que traz todas as orientações sobre como ocorrerá a implantação do sistema. A empresa que não se adequar estará sujeita a multas.