SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Certificado de origem: segurança e credibilidade para quem compra, competitividade para quem vende

Documento possibilita ainda a redução no valor dos impostos cobrados nas vendas em função dos acordos internacionais de comércio

O Certificado de Origem é um documento que ajuda as indústrias brasileiras a abrirem portas no mercado externo, melhorando a competitividade. Além disto, quem obtém a documentação também pode se beneficiar de acordos internacionais de comércio, acessando alíquotas preferenciais dos países signatários e reduzindo a carga de impostos a pagar.

Para ajudar as indústrias neste trabalho, a Fiep foi credenciada e pode emitir os certificados por meio da Casa da Indústria de Maringá. O procedimento não é demorado e prático, mas para garantir cada vez mais a confiabilidade, há um rigor quanto à exatidão das informações.

Documentos

De acordo com a Fiep, para a emissão do Certificado de Origem as empresas devem fornecer uma declaração assinada pelo diretor ou procurador da indústria, indicando as características e componentes do produto e processos de produção, entre outras informações. O documento precisará ser fornecido a cada 180 dias. Além disto, acompanham o documento a Norma de Origem e a Fatura Comercial.

As indústrias interessadas em obter o Certificado de Origem para seus produtos ou conhecer todos os detalhes sobre os procedimentos, modelos de documentos e custos podem entrar em contato pelo email certificado.origem@fiepr.org.br.

Governo prevê recuperação das exportações e importações em 2017Vacinação contra gripe deve beneficiar 200 mil colaboradores da indústria