Sindimetal Sudoeste
BRDE - 30/03/2011

BRDE retoma programa de financiamento à compra de máquinas e equipamentos.

Importante linha de financiamento para o desenvolvimento do Brasil foi retomada pelo BNDES neste mês.

“BRDE retoma programa de financiamento à compra de máquinas e equipamentos - 28/03/2011 16:58

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) retomou o recebimento de pedidos para o PSI (Programa de Sustentação do Investimento). Essa modalidade de financiamento foi prorrogada até dezembro pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e conta com orçamento de R$ 75 bilhões.

O programa tem sido acessado por empresas paranaenses de todos os portes. Somente a agência do Paraná contratou, nesta linha de financiamento, R$ 204,9 milhões no ano passado, sendo R$ 75,1 milhões para micro, pequenas e médias empresas.

O novo orçamento do BNDES para o programa é de R$ 75 bilhões. “Os recursos colocam o banco em posição confortável para atender à demanda do setor produtivo por financiamentos em 2011”, comenta Thiago Tosatto, gerente de planejamento da instituição.

Os juros cobrados para a aquisição de máquinas e equipamentos novos fabricados no País, inclusive agrícolas, passam de 5,5% para 6,5% ao ano para micro, pequenas e médias empresas e produtores rurais e 8,7% ao ano para grande empresa, com faturamento anual acima de R$ 90 milhões. Outro grande atrativo da linha de crédito é o prazo de financiamento, que pode chegar a 10 anos, com até dois anos de carência.

O PSI seria encerrado no fim de março, mas foi estendido para que as empresas acompanhem o crescimento da economia com investimentos em expansão e modernização. Criado em 2009 para conter os efeitos da crise internacional, o PSI também tinha sido prorrogado no ano passado, e se tornou uma das alavancas para incentivar a retomada dos investimentos na indústria e recuperar o setor de bens de capital. Por ser uma medida anticrise, possui atualmente taxas e condições de financiamento mais atrativas que a de outras linhas do banco de fomento. No caso de micro, pequenas e médias empresas, o financiamento pode ser de até 90% do valor do bem. “

Fonte: AE Notícias.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail