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Logística

GESTÃO DE LOGISTICA NO SETOR MOVELEIRO. CUIDADOS INDISPENSÁVEIS.

A maior parte das indústrias de móveis terceiriza serviços de logística, principalmente pelo fato de ser mais viável do que manter um planejamento de logística próprio. Os modelos da administração moderna pregam a economia espacial e manutenção de estoque mínimo, o que faz com que aumente a demanda por empresas especializadas, que trazem em seu bojo valores baixíssimos para utilização de tais serviços.

Não é raro vermos transportadoras e empresas de logística praticando preços tentadores com prazos excelentes, com uma apresentação gráfica maravilhosa e sites recheados de fotos de caminhões que parecem espaçonaves.

Mas não se enganem, pois com o advento da internet e de softwares que fazem milagres, estamos propensos a cair em armadilhas e empresas nem tanto idôneas nem profissionais.

Quando da contratação dessas empresas, é imprescindível desenvolver um trabalho de gestão e de relacionamento, a fim de garantir que seus produtos cheguem intactos no destino e a sua empresa tenha toda a garantia de que, em caso de algum dano, a mesma arcará com os custos e, quando for preciso, acionará o seguro da carga de maneira eficaz.

Antes de contratar esses serviços, fiquem atentos a essas dicas:

  •  Defina que tipo de atendimento e a qualidade que sua empresa precisa, bem como o valor que ela está disposta a pagar por isto;
  •  Visite e conheça a empresa com se pretende firmar uma parceria;
  •  Converse com os colaboradores da empresa, assim você pode angariar informações preciosas;
  •  Não trabalhe com diversas empresas através de leilão de preço, escolha no máximo duas empresas para cada região de atuação, sendo que estas deverão atender os requisitos estabelecidos (prazos, qualidade, preço).
  •  Apenas uma deve ser a titular e a outra seria um “plano B”;
  •  Formalize uma tabela de praças/preços; confira a incidência dos impostos pertinentes, se estão corretos, bem como as apólices de seguro;
  •  Exija o espelho dos conhecimentos, ou até mesmo uma cópia do original, para se ter controle das datas das entregas e se estas ocorreram dentro das conformidades. Esse controle pode lhe fornecer dados acerca da eficácia da contratada, e estão cumprindo com o combinado.
  •  Mantenha um relacionamento estreito com as empresas principalmente se sua empresa participa de licitações públicas, onde os prazos têm de ser seguidos à risca, caso contrario a organização sofrerá as sanções previstas em edital.
  •  Verifique se as condições de armazenamento das mercadorias atendem as expectativas, e se não representa riscos. Verifique também, os equipamentos utilizados para manuseio das mesmas; em muitos casos, as empresas utilizam quase que exclusivamente o serviço braçal, o que pode danificar peças frágeis se não alocados corretamente. Móveis são constituídos em sua maioria de madeira ou chapas de partículas de madeira, o que requer um manuseio exclusivo e cuidadoso.
  •  Treine os seus representantes ou revendedores ou parceiros, acerca dos procedimentos adotados pela empresa e encaminhe algum documento anexo à nota fiscal, ou por e-mail para que estes confiram se a mercadoria esta conforme, caso seja uma carga muito grande e impossível à conferência no ato da descarga, instrua-os a ficar com o conhecimento retido até a total conferência. O recebedor não é obrigado a assinar o conhecimento no ato da entrega, isso evita prejuízos à empresa, haja vista que é o conhecimento de transporte que atesta a eficácia da prestadora do serviço, se não fizer a conferência e assinar o documento, e depois ser constatada alguma avaria, sua empresa não tem amparo algum para exigir o ressarcimento ou indenização sobre o produto danificado ou extraviado. Órgãos públicos nunca conferem as mercadorias, portanto é bom se precaver quanto a isso, entre em contato com a pessoa responsável pelo recebimento e explique os procedimentos para que não haja surpresas, quase sempre desagradáveis.

Invista tempo em treinamentos e em negociações com as empresas prospectadas, desenvolva um planejamento alinhando a cultura da sua empresa com a da empresa que se pretende trabalhar.

Tenho certeza de que você terá ótimos resultados e diminuirá a incidência de avariais e outras dores de cabeça.
Isso tudo não são regras e existem muitas variáveis, mas serve como base para tomada de decisão, basta refletir.

As pessoas que mais pensam e refletem são aquelas que mais alcançam resultados e acham a maneira mais eficaz e/ou eficiente de fazer algo; aquelas que mais fazem, sem refletir sobre o que está fazendo, são aquelas que acabam fazendo e obedecendo ao que os outros pensaram e refletiram. Isso é hierarquia.

Autor: Jimmy Ribas
Fonte:
www.administradores.com.br

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