24/10/2019

Negócio de Impacto e o mundo VUCA

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE, recebeu os conselheiros e convidados para a palestra “Negócios de Impacto e o mundo Vuca”. O conselheiro Cleuton Rodrigues Carrijo explicou cada um dos termos do mundo VUCA e como se aplicam no contexto organizacional, contribuindo para a definição de estratégias que minimizem os efeitos em um ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo. Também apresentou como os indivíduos, as equipes e as organizações precisam aprimorar algumas habilidades para serem bons profissionais e compartilhem conhecimento para encarar os desafios e impactos para uma sociedade sustentável. Nesta transformação acelerada em que vivemos, modelos são questionados e os negócios precisam se (re)desenham, (re)significam para as pessoas.

Para a conselheira Rosemary Suzuki do Instituto Legado, o evento foi uma chamada à conexão com sua própria essência e ao seu propósito. “É um alerta para que em meio à volatilidade, ambiguidade, complexidade e incerteza do mundo atual possamos manter o foco no legado que deixaremos em nossas famílias, nossas empresas e comunidade onde vivemos. Creio que conexão seja a palavra que não podemos perder de vista!”.

Já a palestra da Kazuco Akamine chamou atenção para a nova economia que está surgindo e de que forma estamos contribuindo com as gerações futuras. Exemplificou contando como sua Associação atua e quais os impactos e mudanças que aconteceram na vida dos beneficiários do projeto; e de todas as partes interessadas, principalmente os colaboradores.

O conselheiro Gustavo Brandão da Renascer, afirma que  “Vivemos em um mundo paradoxal:  ao mesmo tempo que precisamos planejar, o planejamento se torna cada vez mais difícil em mundo volátil. Por isso, é fundamental ter clareza de propósito, pois permite ajustes rápidos diante de qualquer mudança de cenário. Em outras palavras, saber mudar sem perder o foco nem comprometer a integridade organizacional".

Inspirados pelas falas, ao final do evento os participantes fizeram desejos para a transformação em suas vidas pessoais, profissionais e a sociedade. Entretanto, para que sejam realizados, é necessário que cada um tenha um propósito alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que cada um faça  ações de impacto que possam ser concretizadas em prol de um mundo melhor.

Lembrando que, mais importante de deixar uma herança para as gerações futuras, é nos preocuparmos em deixar um legado em alguém.

MU

Meaningful (Significativo) e Universal (Universal)

VUCA

Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity).

Mundo Mu Vuca

Resumo-Palestra-NEGOCIOS-DE-IMPACTO-E-O-MUNDO-MU-VUCA-prof-Cleuton-FIEP-Out2019.pdf

Lamina-Comercial-MENTOR-ESCOLA-DE-MENTORIA-out2019.pdf

Negócio de Impacto