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Incentivos Fiscais08/06/2018

ENCONTRO APRESENTA EDITAIS COMO ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Reunião da Equipe de Projetos Incentivos Fiscais e da Rede do Terceiro Setor contou com a presença de 60 participantes

Na última quinta-feira, 07 de junho, foi realizada, no Campus da Indústria, em Curitiba, um encontro para as instituições do terceiro setor refletirem sobre os editais como ferramenta estratégica. A inciativa é uma parceria Equipe de Projeto Incentivos Fiscais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep com a Rede do Terceiro Setor.

Durante a reunião, foi apresentada a terceira Edição do Prêmio Sesi ODS, que tem o objetivo de reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Oferecido pelo Sesi no Paraná, as inscrições são gratuitas e realizadas até o dia 12 de julho no link http://portalods.com.br.

Assim como o Prêmio ODS Brasil, uma iniciativa do Governo Federal, que visa incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem para o alcance das metas da agenda 2030, em todo o território nacionais. As inscrições vão até o dia 29 de junho no site www.odsbrasil.gov.br.

Na continuidade dos trabalhos, Sheila Meneghette, gerente de projetos da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas, expôs como as instituições podem utilizar os editais de captação como estratégia para garantir a sustentabilidade financeira e a visibilidade dos programas e projetos realizados.

Sheila comentou que as dúvidas para quem trabalha com editais são muitas. Dessa forma, é preciso determinar um foco, pensar em qual a área de atuação de cada instituição para saber qual caminho deverá ser percorrido. "Pensar em captação de recursos faz com que a instituição reflita sobre a sua natureza, as atividades desempenhadas e qual é objetivo almejado. Só assim a instituição terá uma participação mais assertiva nos editais", explicou.

A gerente apresentou os principais tipos de editais; as informações preliminares mais comuns exigidas em editais; os pontos chaves que devem ser observados para a submissão de projetos; a importância da regularidade das certidões e cadastros e de manter uma planilha de custos atualizada. "São informações que as instituições precisam ter de entendimento para olhar um edital e avaliar se tem aderência. Começar a pensar nos editais como estratégica de captação de recursos de uma forma planejada, permite o desenvolvimento da habilidade de escrever de forma diversificada sobre um mesmo projeto", completou.

Para os participantes, o encontro foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos e desmistificar os editais para captação de recursos. De acordo com Mathisa Stachuk, do Instituto GRPCom, a forma com a qual o conteúdo foi exposto provocou debate entre os participantes e contribuiu para a condução do tema. "O encontro foi muito produtivo e isto se deve a sinergia do trabalho realizado entre o CPCE e Impulso. E a Rede tem muito a ganhar com a experiência das organizações que a compõem", comentou.

Apresentação Prêmio Sesi ODS

Apresentação Editais como Estratégia de Captação

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