Cabeçalho
Logo Sindicouro
Selo de Qualidade - 09/01/2013

Entidades desenvolvem certificação de sustentabilidade para calçados

"Programa Origem Sustentável" pretende fortalecer presença do produto brasileiro no exterior

Há mais de dois anos, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), vêm trabalhando no Programa Origem Sustentável para o setor da moda. A certificação segue a escala  Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atestará que as empresas brasileiras já incorporaram a sustentabilidade em seus processos. O lançamento oficial do programa acontece em janeiro de 2013, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e componentes irão receber a certificação por estarem alinhadas aos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural.

A chegada oficial do Programa Origem Sustentável se dará em dois momentos: no dia 15 de janeiro, durante a Couromoda (Feira Internacional de CalçadosArtigos Esportivos e Artefatos de Couro), e no dia 16 de janeiro, no Inspiramais (Salão de Design e Inovação de Componentes), ocasião em que a Abicalçados e a Assintecal apresentarão o projeto e as empresas certificadas: as  fabricantes de calçados  Piccadilly, Bibi e Dian Patris  e as fabricantes de componentes  Killing, FCC,  Prisma, Endutex, Dublauto Gaúcha, Jotaclass,  JR Dublagens, Cipatex e MK Química. Os dois eventos acontecem em São Paulo (SP). No dia 16 também serão realizadas palestras e apresentados quatro cases de inovação e sustentabilidade, culminando com o lançamento da Cartilha de Sustentabilidade.

Objetivo - Com o Programa Origem Sustentável, a Abicalçados e a Assintecal pretendem que fabricantes de calçados e de componentes tenham mais engajamento em questões de sustentabilidade. Para as entidades, a iniciativa vai ampliar as oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis. Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC, Biocalce, Dow Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa, entre outras.

“O conceito de calçado sustentável, com certeza, abrirá mais o mercado internacional e dará mais competitividade. A Europa, por exemplo, não aceita mais o ingresso de determinados produtos”, citou o presidente da Assintecal, Marcelo Nicolau. Para o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, a iniciativa demonstra a preocupação da indústria em estar alinhada com os principais temas mundiais, não apenas como coadjuvante, mas como agentes ativos. “A Abicalçados entende que o selo é uma iniciativa importante para a indústria calçadista, pois coloca no centro da discussão o seu futuro e sua relação com a sociedade em que vivemos”, avalia.

O programa Origem Sustentável, realizado pela Abicalçados e Assintecal, é patrocinado pelo Sebrae e tem como parceiros o Instituto By Brasil, Universidade de São Paulo (USP) e Massachusetts Institute of Technology (MIT). As auditorias para definir em que nível de selo a empresa se enquadra - Prata, Ouro e Diamante – ficarão sob a responsabilidade da SGS (sigla em inglês para System & Service Certification) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail