Cabeçalho
Logo Sindicouro
Cursos

Escola SINDICOURO

QUALIFICAÇÃO EM OPERADOR DE MAQUINA RETA INDUSTRIAL TRANSPORTE DUPLO / TRIPLO PARA ACESSÓRIOS E BRINDES (costura de bolsas, malas e demais artefatos)

1. OBJETIVO

Fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e pratico na iniciação em costura industrial.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

2.1. Conhecimentos Gerais – 16h

Saúde e Segurança no Trabalho

Relações interpessoais.

Educação ambiental.

Relações de Trabalho e Mundo do Trabalho.

2.2. Conteúdo especifico – 40h

2.2.1 Treinamento para operar maquina de costura industrial reta transporte duplo / triplo

Introdução:

Utilizar equipamentos de proteção individual.

Identificar condições inseguras do equipamento.

Nomenclatura dos componentes de máquinas de costura.

Especificações técnicas e utilidades conforme transporte; tensores, tipos de calcadores, sistema de passagem de linha.

Manutenção Preventiva (limitações e limpeza de equipamento).

Enchimento e substituição de bobina.

Acionamento e controle do pedal.

Identificação de tipos de agulhas e linhas observando suas especificações técnicas, fazendo relação apropriada a materiais simples e ou as possíveis camadas de materiais diferentes numa mesma parte.

Identificação, troca e regulagem de calcadores e aparelhos (ex: aparelho de zíper, aparelho para viés; calcador e ou aparelho para cadarço; etc.) com observância da necessidade de substituição destes para melhoria da qualidade e produtividade.

Regulagem de transportadores (dentinho) fazendo relação apropriada a materiais simples e ou as possíveis camadas de materiais diferentes numa mesma parte.

Regulagem de tensões das linhas superior e inferior para devida uniformidade de costura.

Operações básicas para aprendizagem de controle do equipamento realizada em materiais previamente cortados em formas geométricas (quadrado; circulo; côncavo e convexo).

Costuras Retas de borda e interna; costura curva de borda e interna; Arremates de inicio, finalização e de reforço com contagem de ponto.

Observação: Para que o aluno possa participar da próxima etapa do curso será necessário que o mesmo não tenha tido falta nas 40 horas acima citadas ,  pois o conteúdo introdutório é fundamental para a continuidade do treinamento objetivando  a qualidade e produtividade.

2.3 Desenvolvimentos aplicado - 104 hs

Exercícios de aplicação prática que confirmem o entendimento sobre a tecnologia da máquina e controle desta a ser utilizada com montagem de produtos (a definição desta será acordados com o sindicato).

3. CARGA HORÁRIA

160 horas/aula

4. PARTICIPANTES

15 alunos por turma

5. PERFIL DE ENTRADA DOS ALUNOS

6º série do ensino médio (alfabetizado, que saiba ler e escrever)

Acima de 18 anos.

6. PERFIL DE SAÍDA DOS ALUNOS

Tem que conhecer os equipamentos contemplados no curso e destes saber passar linha, regular pontos, usar aparelhos, controlar o equipamento, e ainda saber diferenciar matérias primas conforme praticado no curso (de acordo com camadas de tecido e formas de produto).

REQUISITOS (pessoa física): Procurar o curso ESCOLA SINDICOURO no balcão de informações do SENAI. Não haverá custo de matrícula nem de mensalidade (o curso é gratuito) sendo necessário apenas custear as próprias despesas com vale transporte e refeição.

REQUISITOS (empresa): A empresa deve ser associada ao SINDICOURO e estar em dia com suas obrigações (contribuição assistencial e sindical). Os funcionários que irão participar do curso tem que ser registrados em carteira. Assim como nos requisitos para pessoa física, a empresa não pagará matrícula nem mensalidade do curso, apenas irá custear despesas de vale transporte e refeição para os funcionários que participarem do curso.

As empresas interessadas em encaminhar seus funcionários para participar do curso, por gentileza entrar em contato com o SINDICOURO para maiores informações (disponibilidade de vagas, data de início das turmas e fichas de inscrição) pelo fone (41) 3271-9090 ou pelo e-mail sindicouro@fiepr.org.br