Cabeçalho
Logo Sindicouro
Tendência - 29/10/2012

Exportação de calçados deve aumentar no segundo semestre

Indústria calçadista projeta crescimento nas vendas externas, assim como aconteceu com os fabricantes de componentes

As indústrias de componentes para calçados já mostram retomada nas vendas externas. Depois de registrar queda no primeiro semestre do ano, houve crescimento em agosto, com aumento de 5,67%, em comparação com o mesmo mês de 2011. Essa é a tendência também para a indústria calçadista, que espera recuperação com o lançamento da nova coleção.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) apontam que as exportações do mês de agosto somaram US$ 104 milhões. Esse é o segundo crescimento verificado em 2012. No mês passado, foi registrado 2% a mais nos embarques. Para o diretor-executivo da Assintecal, Diogo Serafim, há um ambiente favorável para a produção neste segundo semestre, cenário que deve ficar mais claro com as medidas do Plano Brasil Maior e de defesa comercial para devolver as condições de competitividade.

De janeiro a agosto, o faturamento do setor brasileiro de componentes com as exportações foi de US$ 726 milhões, 4,73% a menos na comparação com 2011. Mas como as expectativas são de uma melhora nas operações internacionais, esses percentuais devem ser revertidos.

O mesmo é esperado pela indústria calçadista. A Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) registrou queda de 5,2% na produção voltada para a exportação de janeiro a agosto de 2012 ante o mesmo período do ano anterior.

Esse movimento também foi captado pela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2010, 16,4% da produção de calçados foi vendida ao exterior. Neste ano, a fatia caiu para 13,8%.

De acordo com Heitor Klein, diretor-executivo da Abicalçados, a perspectiva é de que a nova coleção de calçados já tenha, no preço, o efeito de algumas medidas. "Vai dar para sentir melhor o potencial. Esse sistema favoreceu os exportadores, mas ainda não é possível calcular em termos absolutos. A partir deste mês começam os embarques para a nova estação. Acho que deve ser revertida a tendência de queda no volume exportado que temos verificado", afirmou.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail