Sindicaf
Inovação industrial - 26/06/2013

Instituto de Tecnologia do setor de construção será montado em Ponta Grossa

Projeto do Sistema Fiep abrigará laboratórios e cursos de capacitação profissional

Estão em andamento as obras da primeira etapa da construção do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil de Ponta Grossa. Serão investidos R$ 8 milhões no projeto, realizado pelo Sistema Fiep através do Sesi e Senai. A estrutura vai abrigar laboratórios para realização de ensaios e estudos em materiais construtivos, incluindo a cerâmica, e terá espaços para realização de cursos de atualização profissional.

Do montante necessário para a conclusão do Instituto Senai de Tecnologia, R$ 6 milhões serão financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e R$ 2 milhões pelo Senai Paraná. O centro de pesquisa e de testes laboratoriais ocupará uma área de 2,5 mil m². “Para atender as demandas, haverá os seguintes laboratórios na nova estrutura: solos e pavimentação, cerâmica vermelha, químico, minerais não metálicos, desempenho e inovação construtiva, concreto e argamassa, tecnologia BIM e conforto de edificações”, enumera Indianara Prestes Mattar Milléo, vice-presidente executiva e coordenadora regional da Fiep.

A executiva destaca, ainda, que o empreendimento tende a se tornar referência para a construção civil da região sul do país, acrescentando que a implantação será gradativa. Neste primeiro semestre, serão instalados na estrutura já existente os laboratórios de química, concreto e argamassa, e o de conforto acústico in loco. “As primeiras instalações já começam a operar em junho e o projeto total será implantado até o final de 2015”, diz. Paralelamente ao centro de pesquisa, funcionará uma escola para formação e qualificação de mão de obra. “Teremos cursos desde o nível técnico até graduação e pós-graduação, e já estão confirmados o curso técnico de edificações e a pós-graduação em gerenciamento de obras”, informa.

Aproveitando o bom momento do setor na cidade, a Secretaria de Indústria Comércio e Qualificação Profissional da Prefeitura vem negociando a instalação de empresas em Ponta Grossa e a nova estrutura é mais um atrativo. “A cidade está se desenvolvendo e a qualificação profissional é cada dia mais necessária. O instituto será capaz de dar esse suporte de pessoal para as indústrias”, afirma Denise Teresinha Beninca de Paula, gerente do Sesi em Ponta Grossa.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail