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Perfil de compra - 27/03/2013

Setor de material de construção quer atender consumidor moderno

Entre as prioridades no momento da compra estão produtos que tragam conforto e mais tecnologia agregada

O consumidor de materiais de construção não está preocupado somente com o preço. Ele também se interessa por novidades que possam garantir economia de uma forma mais ampla, menos desperdício e menor tempo de obra. Isso vale para o varejo e atacado. O presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Cláudio Elias Conz realizou uma palestra nos dias 12 e 13 de março, durante a 19ª edição, a Feicon Batimat 2013, em São Paulo, para mostrar a evolução na demanda pelos materiais de construção.

Para o presidente da entidade, quem entra numa loja para comprar material de construção se comporta da mesma forma como um consumidor que vai a um ponto de venda de eletroeletrônicos. “A busca por novidades é igual. A tecnologia, a variedade e o conforto fazem parte da decisão de compra da mesma forma”, afirma, completando que há um novo consumidor e que é preciso se adaptar a ele. “O cliente está cada vez mais exigente. Cada vez mais ele pesquisa, procura entender do produto, seja dentro da própria loja ou por meio da internet ou de seu smartphone”, analisa.

Segundo Conz, o desafio do lojista atualmente é oferecer sempre a melhor experiência de compra aos clientes. “É necessário ter uma loja com produtos de qualidade e com as novidades do mercado, todos com preços acessíveis. Ter o estabelecimento sempre limpo e organizado também é importante. Oferecer um ambiente agradável fará com que o cliente tenha prazer em voltar. Vitrines bem decoradas vendem mais. Iluminação e bom atendimento também. Tudo isso conta”, explica, lembrando que a Loja Escola do Varejo da Anamaco prepara os lojistas para essa nova realidade do mercado.

No entender do especialista, o desejo do consumidor por novidades no setor de material de construção não está apenas relacionado a produtos de acabamento, mas aos insumos também. “Se ele sabe que uma empresa vende cinco tipos de cimento, e que esse produto vai agregar qualidade à sua obra, ele vai querer se informar e comprar. Hoje, três pilares sustentam o novo consumidor: qualidade, tecnologia e preço, isso independentemente do produto”, garante.

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por Pâmella - Domingo, 08 de Setembro de 2013 - 11:09:11 - Comentar

Ola ! Será que vocês teriam como me passar o Historico da evolução do mercado de materiais de construção ? Desde quando esse mercado começou, quanto vendia e gerava de lucro, quanto agora ? Desde ja agradeço !


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