Sindicaf
AMIANTO - 19/11/2012

Projeto de lei que proíbe uso de amianto é aprovado em Curitiba

Quatro estados brasileiros já fizeram a proibição da matéria-prima. Amianto é usado na fabricação de produtos industriais e telhas, por exemplo.

O projeto de lei que proíbe o uso de materiais que contenham amianto, asbesto ou produtos derivados, foi aprovado em segundo turno, nesta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta, de autoria da vereadora Noemia Rocha (PMDB), recebeu emenda, também já aprovada em plenário, para estender por três anos o prazo de adaptação das empresas depois que a lei for sancionada.

A iniciativa também veda a utilização do amianto em brinquedos, artigos escolares, eletrodomésticos, tecidos, luvas, aventais e artigos para passar roupas.

A matéria volta ao plenário na próxima segunda-feira (12), para votação da redação final, antes de seguir para o Executivo.

Segundo a vereadora, o projeto foi escrito em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e empresários. Ela explicou que o amianto causa a morte de cerca de 90 mil pessoas no mundo por ano. Este número levou 60 países a abolirem o uso da fibra cancerígena, entre eles África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Dinamarca,  Egito, Nova Zelândia e Romênia.

No Brasil, os estados de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso já proibiram o uso do amianto; além de 22 cidades, como Pouso Alegre, em Minas Gerais.  A mesma proibição tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, mas ainda não foi aprovada.

O amianto é a matéria-prima usada na fabricação de produtos industriais, como telhas de fibrocimento.  A proibição irá abranger produtos como talco, vermiculita - que é um mineral usado na construção civil - e pedra-sabão. Construções civis, públicas, privadas e, até mesmo, reformas deverão colocar uma placa com a mensagem: "nesta obra não há utilização de amianto ou produtos dele derivados, por serem prejudiciais à saúde".

FONTE: www.g1.globo.com/parana

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail