Sindicaf
Segurança - 29/10/2012

Ações preventivas contribuem para redução de acidentes na construção civil

Medidas de fácil aplicação, como orientação logo na admissão com cartilhas ilustrativas e fiscalização, geram bons resultados nos canteiros de obras

Com um ritmo intenso de trabalho e atividades que demandam esforços repetitivos e escaladas em grandes alturas, trabalhadores do ramo da construção civil enfrentam vários perigos no exercício da profissão. Quedas, carregamento de peso de forma incorreta, descaso com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e falta de fiscalização são alguns dos fatores que podem gerar acidentes graves no setor.

Estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram como essa situação é grave: mais de dois milhões de trabalhadores brasileiros morrem por ano em virtude de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, geralmente por conta das condições inseguras. Isso significa uma média de três pessoas morrendo por minuto. Contudo, algumas atitudes simples podem ajudar a evitar esse tipo de situação.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Emadel Engenharia e Obras, Josi Moraes, não há registros de ocorrências entre funcionários da empresa nos últimos anos. "A redução de acidentes foi possível graças ao investimento em ações preventivas dentro dos canteiros. Qualquer erro, engano ou descuido pode desencadear uma série de consequências, com perdas muitas vezes irreparáveis", afirma Josi.

Entre as medidas adotadas pela empresa estão a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, capacetes, cintos, botinas e máscaras; a capacitação de funcionários por meio de cursos e palestras; além de fiscalização constante pelos técnicos de segurança e mestres de obra.

Materiais didáticos - Para que o acompanhamento dê certo, todos os profissionais devem ser treinados para o exercício e supervisão da segurança no meio de trabalho. Logo na admissão, os colaboradores recebem cartilhas ilustrativas com orientações sobre proteção respiratória, uso de cintos de segurança, bem como uma lista de todos os EPIs obrigatórios, acompanhados por fotos, nome e finalidade de uso.

De acordo com Josi, as medidas que devem ser tomadas pelas empresas são simples e de fácil aplicação, porém exigem comprometimento tanto por parte da organização como do funcionário, configurando uma espécie de controle de perdas.

Confira outros pontos que devem ser observados na execução de uma obra

>> União da engenharia executiva à engenharia de segurança preventiva;

>> Gestão de todos os aspectos de engenharia;

>> Inclusão dos resultados da prevenção de acidentes como indicadores de negócio do empreendimento;

>> Constituição de uma Comissão Interna de Acidentes do Trabalho (CIPA) atuante junto aos trabalhadores;

>> Implantação de um Manual de Análise de Risco abrangendo todas as etapas com avaliação dos riscos e as correspondentes ações preventivas;

>> Elaboração do Programa de Controle do Meio Ambiente do Trabalho da Indústria da Construção (PCMAT);

>> Apresentação das normas e procedimentos de segurança do trabalho a todos os trabalhadores;

>> Reuniões gerenciais com avaliação do desempenho do item segurança e um Plano de Diálogo Diário de Segurança compatível com a etapa da obra.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail