Sindicaf
Acordo - 25/09/2012

Sindicaf encerra negociações da CCT

Uma das decisões foi a alteração da cláusula que vincula pagamento de abono à assiduidade, valorizando trabalhador
clique para ampliar clique para ampliarNegociação durou aproximadamente cem dias (Foto: Divulgação)

Após uma difícil negociação com os trabalhadores, foi concluída a negociação salarial da Convenção Coletiva do Trabalho referente a 2012/2013. Uma das decisões foi a alteração da cláusula 49ª, que trata do abono salarial, visto como objeto de reclamações por parte dos empresários que não tinham acordo de participação nos lucros e resultados e eram compelidos a pagar o abono. Com a modificação, o benefício funciona como valorização do empregado assíduo.

A negociação, que durou aproximadamente cem dias, enfrentou grande risco de greve. De acordo com o secretário executivo do Sindicaf, Thomaz Javorski, a principal meta deste ano foi a vinculação à aplicação no abono do PLR e uma nova redação da cláusula. "Temos consciência de que ainda é pouco, porém acreditamos que saímos fortalecidos e encorajados a ousar mais nas próximas negociações", afirma.

Antes das mudanças, as empresas que não participavam do acordo de PLR eram obrigadas a pagar a cada seis meses o abono de 4% referente ao salário nominal. A principal alteração foi vincular o pagamento deste abono à assiduidade dos trabalhadores na seguinte proporção: a cada duas faltas injustificadas, será reduzido em 20% o valor do abono. Outra mudança sofrida na clausula é de que o valor do abono refere-se a 4% da média salarial do período.

Para Thomaz Javorski, a mudança é importante para favorecer o funcionário. "Acreditamos que, com a alteração da cláusula do abono do PLR, teremos uma grande redução de faltas injustificadas no decorrer de 2013, pois a ideia é beneficiar e valorizar o empregado por sua dedicação", ressalta.

Para ver a cláusula sobre o abono salarial, clique aqui

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail