Sindicaf
Sindicaf
PERIGO + DISPERDICIO

Tijolos de baixa qualidade são vendidos em Manaus

 
Olarias amazonenses reduziram a qualidade do material cerâmico usado em Manaus. A medida coloca em risco a construção de imóveis na capital do Estado, conforme denúncia de empresários do setor.

"Os tijolos de cerâmica vermelha vendidos em Manaus e, possivelmente, em outros municípios, estão fora das normas técnicas de qualidade", afirma o empresário Flávio Diniz.

Segundo ele, os tijolos não passaram nos testes de laboratórios nos quesitos resistência, tamanho e umidade. Diniz explica ainda que, mesmo fechando contrato de compra antecipadamente, os empresários correm o risco de receber um produto de qualidade inferior e sem garantias, resultando em prejuízo na hora da venda direta ao consumidor final.

Conforme apurou a reportagem do EM TEMPO, o prejuízo começa já na hora de desembarcar o produto na loja. Usando de má-fé, explica o empresário, algumas indústrias encapam determinadas quantidades para evitar as quebras antes de serem vendidas.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Amazonas (Sinduscon), Eduardo Lopes, ressalta que devido a utilização somente nas paredes divisórias sobre estrutura de concreto armado, os tijolos cerâmicos não representam perigo para as grandes obras.

"O prejuízo para o consumidor final começa na hora da entrega do produto. Se comprar um milheiro, por exemplo, com o decorrer da obra, essa quantidade será reduzida para 700 unidades", acrescenta.
O EM TEMPO procurou a presidente da Associação de Ceramistas do Estado do Amazonas (Aceram), Irlene Batalha, mas ela não quis falar sobre o assunto.

Iranduba e Manacapuru, localizados, respectivamente, a 27 e 68 quilômetros de Manaus, são os únicos municípios que produzem tijolos no Estado.
É importante destacar que segundo pesquisa da Escola Politécnica da USP, tijolos têm, em média, índice de perda de 9%. No entanto, esse número pode chegar a 48%, dependendo da qualidade do material e da competência da mão de obra.
Tijolos de baixa qualidade, por exemplo, têm os cantos lascados e quebram com facilidade.