Sindicaf
Sindicaf

Pavimento Intertravado alia durabilidade e estética

Utilizado principalmente em calçadas, estacionamentos e áreas de lazer, o sistema também facilita obras de infraestrutura

O uso do pavimento intertravado – uma prática comum em grandes centros – chega às cidades de pequeno e médio porte como uma solução viável de pavimentação de ruas e calçadas. E esta mudança está relacionada com a procura custo x beneficio. Uma das características do sistema, por exemplo, sua aplicação pode ser dividida em trechos, garantindo a execução por etapas, e por isso, parcelando também o seu custo e facilitando a viabilidade da obra.

Em países europeus seu uso é predominante e pode ser conferido principalmente na Alemanha, onde são aplicados anualmente cerca de 80 milhões de metros quadrados de blocos para pavimentação intertravada em diversas áreas.

No Brasil, a utilização de blocos para pavimentação intertravada começou na década de 70, com fabricação artesanal. Posteriormente, foram introduzidas máquinas de produção automatizada. Hoje, equipamentos sofisticados e de alta tecnologia permitem produzir peças de excelente qualidade, com formas e cores diversas e, consequentemente, esteticamente mais atrativas.

Entre as vantagens oferecidas estão a resistência, a facilidade de manutenção e a aplicação com a utilização de mão-de-obra não especializada e local. Sua crescente utilização é explicada pelo custo reduzido de manutenção do concreto, considerado o mais indicado para calçamentos e pavimentação de vias urbanas e rodovias em função da segurança e da durabilidade proporcionadas.

Além destes benefícios econômicos também é possível ressaltar a menor absorção de calor e a melhor segurança dos usuários, este graças ao conceito de Traffic Calming, amplamente utilizado na Europa. Ele determina o desenvolvimento de ações físicas para o controle de velocidade, os quais induzem o motorista a dirigir de maneira mais apropriada à segurança. Com a utilização do paver este recurso é aplicado, pois os veículos acabam não rodando rápido em função do barulho proporcionado, e com isso, o próprio pavimento funciona como redutor de velocidade.

 

Intertravado permeável: para reduzir enchentes

Os pavimentos intertravados de concreto também podem ser projetados para serem permeáveis. Desta forma, mesmo com a urbanização, é possível reduzir os impactos naturais resultantes de mudanças climáticas e do crescimento não planejado do ambiente urbano. Por sua capacidade de drenagem, o sistema permite a infiltração da água, colaborando com a diminuição das superfícies impermeabilizadas nas cidades e reduzindo o escoamento superficial. O sistema propicia uma desaceleração da chegada da água do terreno ao sistema de drenagem urbano, fator que já é levado em conta em projetos de grande porte, como indústrias, shopping centers e supermercados.

FONTE: Adaptado do www.abcp.org.br