Sincabima
03/12/2014

ABIMA e ANIB formalizam criação da ABIMAPI e definem presidência

Nova entidade inicia suas atividades em janeiro 2015 com 82 associados que faturam cerca de R$ 20 bilhões e respondem por aproximadamente 80% do consumo nacional de massas, biscoitos, pães e bolos industrializados; Claudio Zanão será o presidente executivo.

Assembleia geral realizada no último dia 26, em São Paulo, com 35 representantes do setor alimentício, formalizou a criação da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados ABIMAPI e definiu os membros da sua diretoria.

A nova entidade, que inicia suas atividades em janeiro de 2015, nasce como uma das maiores associações alimentícias do País. É resultado da fusão entre ABIMA (Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializado) e ANIB (Associação Nacional da Indústria de Biscoito). Reúne 82 associados, que detêm cerca de 80% do consumo nacional de massas, biscoitos, pães e bolos industrializados e respondem por um faturamento de R$ 20 bilhões ao ano, pela produção de 3 milhões de toneladas de produtos, e pela geração de mais de 100 mil empregos diretos.

Diretoria

Cláudio Zanão, presidente da ABIMA e da International Pasta Organization IPO, com carreira desenvolvida e consolidada em empresas nacionais e multinacionais do segmento alimentício e de consumo, foi nomeado como presidente executivo da ABIMAPI.

Alexandre Colombo, presidente da ANIB e diretor de marketing da Piraquê, empresa brasileira que há 64 anos é um dos principais fabricantes de biscoitos e massas alimentícias do País, assumirá os cargos de diretor-presidente e presidente da categoria de biscoitos; Vicente Barros, country manager da Alicorp Brasil e CEO do Pastifício Santa Amália, companhia mineira que há 60 anos se dedica à fabricação de massas alimentícias e produz mais de 260 produtos comercializados no Brasil e no exterior, representará o setor de massas alimentícias; e Ronaldo Wickbold, diretor industrial da Wickbold, fundada por seu pai Henrique Wickbold há 76 anos, que mantém sua tradição na produção e comercialização de pães especiais, estará à frente da categoria de pães e bolos industrializados.

De acordo com Claudio Zanão, a ABIMAPI nasce grande e com força para apoiar de maneira ainda mais efetiva seus associados. “Estamos nos consolidando para sermos ainda mais fortes no cenário nacional e internacional. Só no Brasil, vamos responder por um terço do consumo nacional de farinha de trigo, o que é muita coisa”. Para Ronaldo Wickbold, “ao reunir as indústrias em uma única entidade, ganhamos mais representatividade junto ao mercado e também aos órgãos do governo”.

Segundo Alexandre Colombo, as principais bandeiras da ABIMAPI serão: saudabilidade e tecnologia para o lançamento de produtos com alto valor agregado; aumento do consumo por meio do combate aos mitos e dietas “da moda”; e redução da tributação dos alimentos, como aplicação da alíquota zero para PIS e Cofins em biscoitos e massas alimentícias. “Hoje, só o macarrão e o pão francês estão isentos destas taxas. Mas, sabemos que muitos brasileiros consomem diariamente biscoitos recheados, de água e sal, e pão de forma”.

Para Vicente Barros, "o consumo dos nossos produtos tem espaço para inovar e crescer no Brasil e em outros países. Desta maneira, conseguimos enxergar 2015 de forma ainda mais otimista para nosso mercado".

FONTE: ABIMA

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail