Sincabima
Inovação reúne executivos - 13/11/2014

Inovação reúne executivos de 77 sindicatos do setor produtivo

É preciso multiplicar os talentos desenvolvidos pelos sindicatos para que o setor produtivo paranaense mantenha sua posição de liderança de crescimento no país. A avaliação é do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, durante a abertura do encontro anual dos sindicatos, na manhã desta quarta-feira (12), em Caiobá, litoral do Paraná.

Com o tema “Ideias para inovar, exemplos para se inspirar”, o encontro atraiu 119 pessoas, de 77 sindicatos do setor produtivo do Paraná. A proposta dos organizadores do encontro é promover, até quinta-feira (13), uma reflexão sobre as possibilidades de inovação na área sindical.

Campagnolo destacou o papel do associativismo na busca de soluções para melhorar a competitividade da indústria do Paraná. “A base do desenvolvimento de nosso Estado e nosso país está no setor produtivo e é a partir da representatividade da indústria, por meio de seus sindicatos, que temos força para que nossas reivindicações sejam atendidas”, disse, valorizando a atuação dos executivos e colaboradores presentes no evento anual. “Sabemos que são os senhores, com o apoio da Fiep, que estão fazendo o melhor possível pelo Paraná, que tem hoje uma indústria consolidada e reconhecida em todo o país. Precisamos, neste momento, seguir vigilantes”, pediu o presidente, referindo-se à atuação dos candidatos eleitos em 2014. “Não tenham receio de cobrar. Precisamos de pessoas comprometidas com o Brasil”, encerrou.

O encontro anual dos sindicatos segue até quinta-feira com a apresentação de palestras, cases e atividades em grupo. Além de representantes do Paraná, o evento tem também a participação de executivos das Federações das Indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – Fiesc e Fiergs – que devem ter uma atuação mais integrada a partir de 2015, com uma pauta de reuniões e temas já definida. “Nossa proposta é integrar mais os setores produtivos, por meio de seus sindicatos. Já iniciamos essa ação com reuniões dos setores Metalmecânico, em Santa Catarina, Plástico, no Rio Grande do Sul e da Construção Civil”, contou o coordenador da Área de Relações do Trabalho da Fiergs, André Barcellos, que participa pela primeira vez do encontro dos sindicatos no Paraná. “Viemos buscar referências para nossos sindicatos e reforçar este processo de aproximação entre as federações dos três Estados do sul, que têm em suas indústrias muitas características comuns. Acredito que em breve teremos projetos comuns, para o desenvolvimento de nossa região”, avaliou.

A abertura teve também a participação do presidente da Fecomércio, Darci Piana, que reforçou a aliança entre as Federações do Comércio e da Indústria e anunciou o nome do presidente Campagnolo como presidente do conselho do Sebrae.

Inovação reúne executivos de 77 sindicatos do setor produtivo

Com o tema, o encontro anual dos sindicatos promovido pela Fiep deve promover uma reflexão sobre propostas para o fortalecimento dos sindicatos do setor produtivo do Paraná

Encontro sindical

Deixe seu coment�rio