Sincabima
Feira - 01/10/2014

Feira Internacional de Flexografia

Flexografia

Flexo Latino América 2014 amplia oportunidades de negócios para indústria de embalagem

Num cenário de baixa produção industrial no País - houve recuo de 2,8% nos primeiros sete meses do ano na comparação com o mesmo período de 2013, segundo o IBGE - a Flexo Latino America 2014 - Feira Internacional de Flexografia, Papelão Ondulado e Conversão Digital acontece num momento estratégico para o setor de embalagens, e funcionará como importante termômetro econômico para o mercado. Na opinião de Júlio Cezário, consultor de Marketing da ABFLEXO/FTA-Brasil - Associação Brasileira Técnica de Flexografia, a realização da feira no segundo semestre, entre os dias 7 e 10 de outubro, permite uma visão mais clara do ambiente econômico para 2015. "Num ano com muitos eventos, como Carnaval tardio, Copa do Mundo e eleições majoritárias, optamos mudar a data, que tradicionalmente se dava no primeiro semestre". Com isso, na opinião do executivo, ampliam-se as oportunidades de negócios para os cerca de 10 mil visitantes/compradores esperados para esta edição e os 100 fabricantes de diferentes segmentos ligados à atividade: pré-impressão, clicheria, máquinas impressoras de banda larga, banda estreita e papelão ondulado, acessórios e periféricos, substratos, tintas, vernizes, solventes, adesivos, publicações técnicas e outros. Expectativa de negócios  Pelas características técnicas dos equipamentos e insumos apresentados na Flexo Latino America, Cezário lembra que boa parte dos negócios é iniciada na feira para conclusão nos meses seguintes. "Depois do pré-contrato acontecem as visitas técnicas e a fase de testes para adequação às necessidades dos clientes. A principal vantagem de comprar na feira é que os fabricantes de embalagens podem ver os equipamentos funcionando na prática e, com isso, avaliar e comparar todas as suas características técnicas e de produtividade entre as diversas marcas da feira". A Flexo Latino America é umas das melhores oportunidades de negócios para as empresas do setor incrementarem suas vendas. Estudos apontam que 77% dos visitantes qualificados das feiras representam novos clientes; já 80% deles exercem influência sobre a decisão de compra. "Num evento como a Flexo, a expectativa é que se movimentem negócios tanto em vendas imediatas quanto naquelas encaminhadas durante a feira", ressalta Hércules Ricco, diretor do evento.  A grande novidade desta edição é a Ilha de Impressão com nanotinta, com vários equipamentos imprimindo em diversos tipos de substratos (papelão ondulado, BOPP, alumínio, rótulos de refrigerante), nos quatro dias da feira. O processo desenvolvido pela empresa nacional Water Revolution utiliza nanopartículas de resinas e pigmentos à base de água, que substitui as tradicionais micropartículas, na maioria das vezes dispersas em solventes, e tem como principais vantagens a maior aderência, secagem mais rápida, mais brilho e rendimento superior. Para a indústria, a impressão com nanotinta é um processo mais econômico e seguro, pois utiliza menos camadas de materiais nas embalagens e rótulos, e ainda reduz os riscos de contaminação do ambiente de trabalho. Sem contar que é totalmente seguro para a impressão de embalagens de alimentos, por exemplo, além de ser amigável ao meio ambiente. O processo será apresentando na Flexo Latino America pela primeira vez no mundo, e a ilha estará integrada à palestra "Nanotintas - O Futuro Chegou Primeiro Aqui no Brasil" (dia 9 de outubro, das 14h às 15h), ministrada por Kátia Coelho, da Water Revolution. Na sequência, acontece o primeiro workshop voltado para os usuários finais de embalagens, das 15h às 17h, denominado: "Como Transformar a Aprovação de Cores numa Experiência Agradável e sem Estresse - Método Passo a Passo", ministrado pelo Prof. Eudes Scarpeta, da Scarpeta Treinamentos. Ao término do workshop, os participantes seguem para a Ilha de Produção para conferir na prática a aplicação de todas as informações recebidas. Ênfase em mais segmentos  Outra oportunidade de negócios oferecida pela edição deste ano da Flexo Latino America é a ênfase nos segmentos de papelão ondulado e conversão digital. Estes processos sempre marcaram presença no mix da feira, mas, neste ano, ganharam mais destaque, inclusive no nome do evento. Trata-se de uma adequação à realidade do mercado. O papelão ondulado, por exemplo, deixou de ser usado apenas para transporte de mercadoria e ganhou as gôndolas das lojas e supermercados. "Hoje a embalagem de papelão ondulado virou ferramenta de marketing, ganhou impressão de seis cores ou mais, ficou mais bonita. Tudo isso demanda processos mais bem-elaborados, e a feira oferece muitas soluções neste sentido", diz Cezário. O segmento de conversão digital, por sua vez, cresce em um ritmo intenso e está cada dia mais presente na indústria. Empresas convertedoras que antes só usavam flexografia agora complementam seu parque gráfico com equipamentos de impressão digital. "Esta é uma tendência irreversível, e juntos, estes processos se complementam e ajudam os convertedores a serem mais competitivos". Por tudo isso, é grande a expectativa de que a Flexo Latino America 2014 mantenha sua tradição de grande encontro do setor para troca de conhecimento, atualização tecnológica, estabelecimento de parcerias e realização de negócios. O estudo mercadológico realizado pela Fundação Getúlio Vargas para a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) dá conta que o faturamento das indústrias de embalagens em 2013 foi de quase R$ 52 bilhões, sendo que, em produção física, as embalagens de papel, papelão e cartão representam um terço (33,16%) do total. Para este ano, a expectativa de crescimento na produção física é moderada, por volta de 1,5%.

Embanews - 29/09/2014 - Datamark

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Reginaldo Jose de Souza - Quinta-feira, 14 de Maio de 2015 - 14:01:15 - Comentar

Deixe seu coment�rio