Sincabima
Apoio da empresa - 14/08/2013

Cuide-se+ mostra como lidar com dependência química no trabalho

Encontro realizado na Fiep mostrou que doença afeta ambiente profissional e indústria tem papel importante no tratamento

O 1º  Encontro Cuide-se+ apontou caminhos para os empresários e profissionais de Recursos Humanos no auxílio a quem sofre com dependência de álcool e drogas. Psiquiatras, juristas e profissionais que enfrentam o problema trouxeram experiências e responderam questões levantadas pela plateia. O evento foi realizado pelo Sesi, nos dias 5 e 6 de junho, na sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, e reuniu mais de 600 pessoas. As palestras também foram transmitidas via webconferência a todas as unidades do Sesi, Senai e IEL no Estado.

“Este é um passo importante que o Sesi no Paraná está dando e, quando percebemos a grande presença de empresas preocupadas com o que está acontecendo nas famílias com relação ao álcool e drogas, comprovamos que essa iniciativa tem eco”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Durante o evento cada profissional convidado falou sobre as experiências com relação ao tema e depois responderam às perguntas da plateia. O psiquiatra Augusto Cury salientou a importância da continuidade nos trabalhos de prevenção e tratamento. “Atitudes pontuais não dão resultado”, afirmou. Ele também explicou a relação entre a chamada Síndrome de Pensamento Acelerado, comum na população atual, e o risco da dependência química. “O excesso de informações, que é uma característica hoje da nossa sociedade, desencadeia essa síndrome e faz com que a pessoa busque constantemente novos estímulos para conseguir satisfação”, explicou Cury, alertando que um desses estímulos pode ser justamente o álcool ou outras drogas.

O advogado Wolnei Ferreira criticou o fato de não existir ainda uma legislação mais específica para esse problema. “Na atual legislação, que já tem 70 anos, só se pensou na penalização desses aspectos e não na prevenção do uso de álcool e drogas”, observou, destacando que a questão só teve avanços quando a dependência química começou a ser tratada como doença, a partir da recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Vídeo do encontro

O jornalista Ruy Castro falou sobre sua própria experiência como dependente de álcool. “Eu sou um alcóolatra que está há 25 anos sem beber. E não posso beber nada, porque não se deixa de ser alcóolatra. Da mesma maneira que um diabético pode se abster de açúcar, mas nunca vai deixar de ser diabético”, enfatizou. E acrescentou que ele teve uma família estruturada, com conforto, bons amigos, bons empregos e muito afeto. “Eu não tinha nenhum ‘problema’, mas tudo isso não foi suficiente para evitar que eu caísse no vício. Eu não bebia por ter problemas; o problema era o fato de eu beber”, disse Castro, alertando que não existe um perfil de pessoa com risco de dependência.

Durante o evento, aconteceu também o lançamento do portal Cuide-se+, uma contribuição do Sistema Fiep para o processo de educação e prevenção ao uso de álcool e drogas. O conteúdo, dividido em oito eixos de atuação, traz várias dicas de saúde e qualidade de vida, e o portal está disponível no endereço: www.sesipr.org.br/cuidesemais

Sobre o Cuide-se+

O 1º Encontro Cuide-se+ é a continuidade do programa de mesmo nome, lançado oficialmente no ano passado, em cinco cidades: Maringá, Londrina, Capanema, Imbituva e Curitiba, com a presença do ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Walter Casagrande Jr. Em todos esses locais, Casagrande narrou sua experiência como dependente químico, enfatizando a importância da família, dos colegas de trabalho e dos amigos na sua recuperação.

O Cuide-se+  é mais uma iniciativa do Sesi no Paraná para promover a qualidade de vida dos trabalhadores industriais, suas famílias e a comunidade, bem como estimular a gestão socialmente responsável das indústrias, ajudando a reduzir  os impactos negativos do álcool e outras drogas, tanto na sociedade quanto no ambiente de trabalho.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail