Sincabima
SEMINÁRIO - 13/09/2012

Rotulagem e Inform. nutricional são temas de encontro em Francisco Beltrão

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 13, e vai orientar produtores rurais e técnicos sobre a importância de boas práticas na agroindústria.

Rotulagem e informação nutricional são os temas centrais do Seminário Regional da Agricultura Familiar que acontece nesta quinta-feira, dia 13, em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná. O evento é promovido pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Federação Unicafes PR),  Sebrae/PR,  Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O seminário inicia às 8h30 e vai até as 16 horas, no campus de Francisco Beltrão, da UTFPR.

A expectativa dos organizadores é que 150 pessoas entre produtores rurais que possuem agroindústrias, nutricionistas, técnicos  e profissionais do setor participem do Seminário. A programação começa com a palestra “Análise da conjuntura da comercialização no mercado institucional e privado”, com técnicos da Unicafes. Nela, os participantes vão conhecer a realidade do mercado hoje e também algumas perspectivas para agroindústrias. Ainda no período da manhã, será realizada a palestra coordenada pelo  Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), com  o tema “Legislação sobre rotulagem dos produtos, conforme a portaria do Inmetro 157/02”.

Na parte da tarde, o professor da UTFPR, Paulo Varella, apresentará o software para informações nutricionais, desenvolvido pela universidade. “Será uma inovação para análises, pois o programa vai auxiliar na elaboração dos dados nutricionais dos alimentos, conforme os componentes”, comenta a engenheira-agrônoma  Elisangela Loss, que atua no setor de comercialização da Unicafes.

O Seminário ainda envolve a palestra “Rotulagem de alimentos da agricultura familiar”, com a professora da UTFPR, Lys Mary Bileski Candido, e, a clínica tecnológica sobre rotulagem de alimentos, com Maria Luiza de Souza, do Sebrae. O último evento será a apresentação das demandas regionais  para atender os editais do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Teremos um seminário com vários temas relacionados à informação nutricional e à rotulagem, o que vai capacitar produtores e técnicos para analisar e trabalhar produtos com embalagens e informações que passam mais segurança do consumidor”, detalha Elisangela.

O consultor do Sebrae/PR, Nézio José da Silva, destaca a importância do tema para as agroindústrias. “Além de termos bons produtos nas nossas agroindústrias, elaborados dentro de normas da saúde, precisamos atender a legislação no que diz respeito às informações nutricionais. Um rótulo com informações detalhadas ajuda a abrir mercados, pois gera credibilidade para quem está consumindo”, comenta.

Na região sudoeste, estima-se que existam cerca  de 400 agroindústrias. Informações e contatos sobre o evento podem ser obtidas pelos fones (46) 3520-9100 na Emater, ou no (46) 3523-6529, na Unicafes.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Sudoeste:  Adriano Oltramari
(41) 8415-2757  jornalismopatobranco@savannah.com.br">jornalismopatobranco@savannah.com.br
Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Fonte: Agência Sebrae de Notícias PR

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail