Sincabima
LOGÍSTICA REVERSA - 13/09/2012

Workshop sobre Logística Reversa para as Indústrias Paranaenses

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP por meio de seu Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, convida para participar do Workshop sobre Logística Reversa para as Indústrias Paranaenses.

O Workshop tem o objetivo de estabelecer o “Comitê de Logística Reversa das Indústrias no PR”, visando à promoção de discussões no atendimento do Edital de Chamamento Paraná – Logística Reversa de Resíduos Sólidos - SEMA.

As discussões em nosso Estado serão alinhadas com as discussões que estão ocorrendo a nível Federal.

Data: 17/09/2012 (segunda-feira)

Hora: 09h30 às 17h30

Local: CIETEP – Av. Comendador Franco, 1341 – Sala dos Conselhos

Jardim Botânico – Curitiba - PR

09h30 – 11h30 – Abertura (sala dos conselhos)

·         Apresentação do edital de chamamento de logística reversa do Estado do Paraná e os requisitos para apresentação de propostas estadual, apoiados pela FIEP e SEMA; estabelecimento do Comitê Paranaense de Logística Reversa; apresentação da metodologia de trabalho.

·         Apresentação do CEMPRE (a confirmar)

11h30 – 13h30 – Intervalo almoço (livre)

13h30 – 14h30 – Grupos de Trabalho:

·         Apresentações de estudos de casos referentes a aplicação da logística reversa em determinados segmentos a nível estadual e nacional.

14h30 – 16h00 – Grupos de Trabalho:

·         Discussões no âmbito dos grupos de trabalho, levantando principais barreiras, pontos favoráveis e propostas iniciais a serem repassadas a nível federal.

16h00 – 17h00 – Encerramento dos trabalhos em grupo

·         Reunião Geral de Encerramento

Após o encerramento será oferecido coffee break a todos os participantes

GRUPOS DE TRABALHO

GT 01

ü  Baterias automotivas;

ü  Pilhas e baterias;

ü  Produtos eletrônicos e seus componentes;

ü  Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

a) ABINEE

b) ABILUX

GT 02

Setores:

ü  Filtro de óleo e óleo lubrificante automotivo;

ü  Pneus;

ü  Resíduos da indústria automotiva;

ü  Resíduos da construção e demolição;

Apresentações:

a)     SEMA “Programa Jogue Limpo” - logística reversa de óleo mineral e embalagens; (a confirmar)

b) SINDIREFINO

GT 03

ü  Óleo comestível;

ü  Cigarros;

ü  Alimentos/embalagens;

ü  Bebidas/embalagens;

ü  Embalagens de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos;

Apresentações:

a)     SINDIBEBIDAS-PR - “Central de Resíduos”

b)     ABIHPEC (a confirmar)

GT 04

Setores:

ü  Embalagens de medicamentos e produtos de uso humano;

ü  Embalagens de medicamentos e produtos de uso veterinário;

ü  Produtos de limpeza e afins;

ü  Agrotóxicos; seus resíduos e embalagens;

ü  Embalagens que após o uso constituam resíduos perigosos;

Apresentações:

a) INPEV - “Logística reversa de embalagens de agrotóxicos”

b) SINDICOM

IMPORTANTE: Vagas limitadas (sujeitas à confirmação)

Inscrições pelo e-mail: conselho.meioambiente@fiepr.org.br

Favor informar qual grupo de trabalho interessa participar.

Contatos: Carla Tragueta (FIEP – Conselhos Temáticos e Setoriais) Fone: (41) 3271-9045

Julia (SEMA – Coordenação Estadual de Resíduos Sólidos) Fone: (41) 3304-7814

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail