Sincabima
PIS e Confins - 04/07/2012

Prorrogação da redução do PIS e do Cofins para massas alimentícias

Abima comemora prorrogação da redução do PIS e do Cofins para massas alimentícias

Mais uma vitória para nossa indústria! O Governo Federal anunciou na última sexta-feira (29/6), a prorrogação do benefício que reduz de 9,25% a zero as alíquotas de PIS e Cofins para as massas secas, frescas e instantâneas (tópico 1902 da TIPI). A Medida Provisória nº 574, de 28 de junho de 2012, mantém a desoneração até o dia 31 de dezembro de 2012. A Lei 12.655/2012 (DOU de 31.05.2012) zerava os impostos até o dia 30 de junho deste ano, mas com os argumentos da Abima e os dados apresentados, o Governo foi convencido de que a desoneração é benéfica tanto para a indústria quanto para estimular o consumo no País.

Nós da Abima acreditamos que a desoneração faz todo o sentido se considerarmos que o macarrão é um dos itens da cesta básica do brasileiro, assim como o arroz e o feijão, que já são isentos do PIS e do Cofins. Os resultados favoráveis da medida podem ser mostrados pela significativa redução de preços das massas alimentícias no varejo, com impactos nos índices de inflação ao consumidor. No primeiro trimestre de 2012, a Abima observou que os preços do macarrão obtiveram queda acumulada de 3,51% no IPCA e nada menos que 7,19% no IPC-FIPE.

Esses desdobramentos animam a atividade setorial, beneficiam o poder de compra das classes menos favorecidas e contribui de forma significativa para a política de redução de juros em vigor. Lembrando que a medida é resultado de uma reivindicação na qual a Abima trabalha há mais de cinco anos, e que tem sido negociada mais efetivamente nos últimos dois. Agora, vamos continuar competindo em pé de igualdade com nossos maiores concorrentes na mesa do brasileiro: o arroz e o feijão, já desonerados há mais de seis anos.

Precisamos aliar essas ações fiscais à mudança de hábito do brasileiro, para que consumam mais macarrão, em mais dias da semana. Também devemos continuar demonstrando ao governo as vantagens da redução, para que possamos assegurar, no fim do ano, mais uma prorrogação. Contamos com vocês, nossos associados, para continuar vencendo as batalhas do setor e nos colocamos à disposição para tirar dúvidas e ouvir sugestões.

Mais informações no Diário Oficial da União, clique aqui

Fonte: www.abima.com.br

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail