Sincabima

Programa Bom Negócio

AE NOTÍCIAS PR (PR) • ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo facilita acesso aos financiamentos do Bom Negócio Paraná

Empresários que fizeram cursos gerenciais promovidos por parceiros do Governo do Estado no Bom Negócio Paraná podem ter acesso às linhas de financiamento do programa. O Bom Negócio alia capacitação gerencial e crédito subsidiado feito pelo Banco do Empreendedor, ligado à Fomento Paraná. "É o dinheiro mais barato do mercado", afirma o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. Os juros das linhas de crédito variam de 0,58% a 1,1% ao mês. Quanto mais capacitado for o empresário, mais baixos são os juros. Os cursos reconhecidos para a concessão dos empréstimos são Varejo Mais (Sebrae), Procompi (Senai), Formação Profissional Rural (Senar), Administração Financeira (Sebrae/Parceiros setoriais), Negócio a Negócio (Sebrae PR/Associações Comerciais), Gestão de Frota (Sest/Senat/ Fetranspar), Bom Negócio Curitiba (Agência Curitiba de Desenvolvimento), Bom Negócio Araucária (Prefeitura de Araucária/ Senar) e Bairro Empreendedor (Prefeitura de Maringá).
Para a validação, alguns critérios devem ser respeitados. O curso deve ter sido feito no máximo há cinco anos e possuir conteúdo programático semelhante ao do Bom Negócio (gestão de negócios, comercial, financeira, de pessoas e estratégica), com carga horária presencial de no mínimo 24 horas/aula.
Segundo Ricardo Barros, a decisão aumenta a abrangência do Bom Negócio Paraná. "Queremos facilitar o acesso às linhas de crédito do Banco do Empreendedor", afirma. Na semana passada o Governo do Estado firmou um termo de cooperação com o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná para a poerta de cursos a empresários do setor. Foi o primeiro sindicato a ser incluído no Bom Negócio Paraná. "Os empresários do setor serão informados dos detalhes do programa e ainda poderão trabalhar com o sindicato na elaboração de cursos voltados às suas necessidades", diz Barros.
PROGRAMA - O Bom Negócio Paraná já foi lançado em 14 municípios paranaenses. Nesta semana o programa chega a Cascavel e Francisco Beltrão. A meta é atingir 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais, com receita bruta de até R$ 2,4 milhões por ano. Os recursos podem ser aplicados em capital de giro e na realização de obras, reformas, compra de móveis, instalações, montagens e aquisição de máquinas e equipamentos. "Quem se interessar pelo programa deve procurar as prefeituras, os secretários municipais da indústria e comércio ou as associações comerciais", disse Barros.
Os cursos gratuitos de capacitação gerencial são organizados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e ministrados nas universidades estaduais, pelo programa Universidade Sem Fronteiras. Cada curso terá duração de 66 horas, durante 22 dias nas seguintes áreas: empreendedorismo e projeto de vida, gestão de negócios, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial e gestão estratégica.
UNESPAR - Na região de Campo Mourão, Noroeste do Estado, recém-formados e acadêmicos da área de Ciências Sociais Aplicadas estão começando a ministrar cursos de capacitação para micro e pequenos empresários. Eles são supervisionados por professores da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), que integra a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unespar).
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, este será um dos 11 núcleos do Bom Negócio Paraná. Os cursos levam em conta as características dos inscritos e as peculiaridades de cada região.
No curso de capacitação, os participantes terão contato com assuntos como gestão financeira, comercial e estratégica, gestão de negócios e pessoas. Entre os cursos da Unespar/Fecilcam envolvidos estão os de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial e Turismo e Meio Ambiente.
Antes do lançamento do programa em Campo Mourão, na semana passada, o assessor de Projetos Estratégicos da secretaria e coordenador da Universidade sem Fronteiras, Mario Antonello, encontrou-se com a equipe de gestão da Fecilcam, coordenadores de curso e chefes de departamento de Ciências Sociais Aplicadas para discutir os encaminhamentos do projeto na região. Os participantes fizeram um panorama da realidade comercial e empresarial nos municípios da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), apontando as necessidades existentes.
O Bom Negócio Paraná é fruto de parcerias entre o Governo do Estado, Fomento Paraná, prefeituras e diversas entidades entre elas o Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Associações Comerciais, Sindicatos, Faciap, comerciantes, empresários, empreendedores e lideranças locais e regionais.

Fonte: Clipping Diário da  FIEP de 23.05.12

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail