Sincabima
Produtores de trigo - 21/12/2011

Produtores de trigo fazem proposições ao governo

Proposições ao governo

Produtores de trigo fazem proposições ao Governo

Discussões envolvendo importação da Argentina e ausência de políticas voltadas à atividade aquecem o setor trigueiro

Ao mesmo tempo em que há crescimento nas importações de trigo da Argentina, um grupo de entidades apresenta proposições de ações e políticas públicas para a safra 2012/2013 do cereal em audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara Federal. A reunião aconteceu no dia 29 de novembro, em Brasília.

O cultivo do trigo está concentrado na região Sul (90%). O segmento agroindustrial movimenta 1,1 milhão de empregos, principalmente no Sudeste e no Nordeste, onde está a maioria das panificadoras, indústrias de massas e biscoitos.

"Observando a oferta e a demanda de trigo no Brasil, fica evidente que é possível ampliar a produção brasileira e reduzir a dependência externa, com qualidade equivalente ao produto importado. Mas, para isso, o produtor precisa de uma política governamental definida e durável para essa cultura, com expectativa de liquidez na próxima safra", afirma o chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto.

O documento "Propostas de políticas para a triticultura brasileira - safra 2012/2013" conta com 29 proposições, divididas em nove grandes temas: (1) Preço mínimo de garantia e instrumentos de comercialização; (2) Qualidade e padrão oficial de classificação do trigo; (3) Salvaguardas a importações de trigo; (4) Vigilância sanitária e meio ambiente; (5) Legislação de cabotagem; (6) Recursos e juros para custeio; (7) Seguro de produção; (8) Tributação do trigo e de derivados; e (9) Apoio às atividades de suporte à produção do trigo. Propostas direcionadas às culturas de aveia, cevada e triticale também são encaminhadas nesse documento.

Trigo argentino - A Argentina fechará 2011 com um aumento nas vendas externas do cereal para o Brasil, apontam dados do Ministério da Agricultura (MAPA). Na última safra (2010/11), os argentinos tiveram uma de suas maiores colheitas da história, permitindo que o Governo do país liberasse volumes adicionais para a exportação.

A Argentina autorizou licenças para vendas externas de mais 2,7 milhões de toneladas, confirmando que o país conta com um excedente exportável expressivo, disseram fontes do mercado no Brasil. De janeiro a outubro, o Brasil já importou 3,7 milhões de toneladas de trigo da Argentina, volume que supera o total importado em todo o ano passado (3,6 milhões) e também as importações feitas em 2009 (3,2 milhões de toneladas), segundo informação do MAPA.

Com a recente liberação de mais trigo da safra passada da Argentina para a exportação, a importação do cereal pelo Brasil poderá voltar em 2011 aos patamares registrados em 2008 (4,2 milhões de toneladas), ainda que seja improvável que cheguem ainda este ano aos mais de 5 milhões de toneladas de 2007 e 2008.

FONTE:Boletim Sindical SINCABIMA/FIEP

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail