Simadi
. - 23/04/2010

SETOR FLORESTAL: Rigesa possui único Pomar Indoor do mundo

Os pesquisadores recombinam os melhores clones da espécie. A Rigesa referência no desenvolvimento de técnicas de pesquisa e tecnologia florestal, criou recentemente, uma técnica inovadora no mundo, o Pomar Indoor. Através da espécie eucalyptus dunnii, os pesquisadores recombinam os melhores clones da espécie, fazendo a polinização controlada em vasos, dentro de uma casa de vegetação (estufa).
"Com o pomar indoor controlamos todo o processo de polinização e garantimos que somente as melhores árvores sejam recombinadas, gerando um material genético de altíssima qualidade", afirma Laércio Duda, gerente de Pesquisa e Tecnologia da Divisão Florestal da Rigesa, localizada em Três Barras/SC.

Duda revela ainda que a técnica permite a produção de exemplares híbridos do eucalyptus dunnii com outras espécies de grande crescimento, além de melhorar a qualidade da madeira. "Sem dúvida, o controle é mais efetivo, uma vez que as árvores são manejadas para que não cresçam tanto quanto se estivessem no campo, facilitando assim o processo de polinização. Outro aspecto é que, o nosso manejo sendo cada vez maior e mais otimizado, a nossa interferência na natureza é diretamente menor", conclui Duda.

A empresa é proprietária de fazendas em vários municípios localizados nos Estados de Santa Catarina e Paraná. A base florestal da Rigesa atualmente totaliza quase 55.000 hectares, dos quais 56% são utilizados como áreas de produção de madeira para fins comerciais. Entre as diversas atividades realizadas nas áreas da empresa, destaque para o melhoramento genético e biotecnologia florestal, a colheita e beneficiamento de sementes, a produção de mudas, a produtividade e classificação de sítios florestais, a biometria e o inventário florestal e o cadastro e mapeamento florestal.
Fonte: Celulose Online

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se