Simadi
04/12/2008

Brasil ainda é estratégico para madeireira

A crise também não afugentou o investimento de algumas multinacionais, como a gigante norte-americana Louisiana Pacific (LP), maior fabricante mundial de chapas de OSB (Oriented Strand Board) ? painéis de madeira usados principalmente na construção civil ? que acaba de desembarcar no Brasil. A empresa comprou, em maio, 75% da linha de produção de OSB da Masisa, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, um negócio que envolveu US$ 54 milhões. A direção do grupo vê grandes oportunidades de crescimento no mercado nacional, onde pretende aumentar em 30% as vendas.
A crise também não afugentou o investimento de algumas multinacionais, como a gigante norte-americana Louisiana Pacific (LP), maior fabricante mundial de chapas de OSB (Oriented Strand Board) – painéis de madeira usados principalmente na construção civil – que acaba de desembarcar no Brasil. A empresa comprou, em maio, 75% da linha de produção de OSB da Masisa, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, um negócio que envolveu US$ 54 milhões. A direção do grupo vê grandes oportunidades de crescimento no mercado nacional, onde pretende aumentar em 30% as vendas. Com a crise imobiliária nos EUA, a empresa voltou seus olhos para o mercado sulamericano. “A companhia tem claro que seu crescimento vai estar na América do Sul, especialmente no Brasil”, diz Carlos Maroni, diretor comercial da LP no país.

Com faturamento de US$ 2,2 bilhões no ano passado, a LP fechou no último ano quatro fábricas nos Estados Unidos e no Canadá após o estouro da bolha imobiliária americana. A percepção geral da direção do grupo é de que o Brasil, mesmo com crescimento econômico menor, ainda está em situação muito melhor do que as economias dos Estados Unidos e Europa, que começam a enfrentar os efeitos da recessão. “Além disso, estamos entrando em um mercado com grande potencial. O uso do OSB na construção de casas no Brasil não chega a 1% do mercado”, diz.

Apesar de o setor da construção civil estar sofrendo também por aqui, Maroni acredita que o movimento será retomado no médio prazo. “O ano que vem não será fácil, mas as pessoas precisam comer, se vestir e ter onde morar. Em 2010 o cenário já deve estar melhor”, diz. A operação em Ponta Grossa começou com 70% da capacidade da linha de produção, estimada em 300 mil metros cúbicos por ano, mas a intenção é chegar rapidamente aos 100%, com foco também, em uma primeira etapa, em exportações, principalmente para a América do Sul. Se tudo sair como o previsto, a empresa já pensa em expansões a partir de 2011, segundo Maroni.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail