Simadi
14/11/2008

Brasil pode encontrar na África mercado para produtos de madeira

Tema será discutido durante IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Floresta Plantada em Curitiba (PR).

O crescimento de alguns países do continente africano, com taxas acima de 10% ao ano, e a conseqüente demanda por produtos para a construção civil em países como África do Sul, Angola, Marrocos e Egito, pode representar um mercado potencial para a indústria de madeira sólida do Brasil. O setor busca alternativas aos tradicionais mercados norte-americano e europeu. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente, Ivan Tomaselli, apesar do consumo per capita desses países ainda ser pequeno, a população dessa região é grande e o crescimento econômico tem sido acelerado, com aumento das importações acima da média mundial. “Estima-se que as importações de produtos florestais pelos países africanos possam crescer nos próximos anos em taxas superiores a 8% ao ano”, afirma Tomaselli, que abordará o assunto durante o IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Floresta Plantada, que acontece em Curitiba (PR), de 19 a 21 de novembro.

Segundo o vice-presidente, as importações de produtos de madeira brasileiros pelos países africanos são bastante diversificadas, havendo uma maior concentração em compensados, madeira serrada de coníferas, painéis e produtos de maior valor agregado como móveis. “É importante lembrar que diversos paises africanos são produtores e exportadores de madeira tropical, mas agregam pouco valor, a maioria das exportações é na forma de toras e serrados, portanto as oportunidades estão nas áreas onde a oferta local é inexistente”, revela. Além disso, ele lembra que outra vantagem em vender para esses países é o fato de não haver limitações de barreiras não tarifárias ou outras exigências na importação de produtos de madeira.

Outros mercados
Além da África, Tomaselli aponta outros países emergentes que representam para as empresas brasileiras alternativas de mercado. Entre estes estariam os já conhecidos mercados da Ásia (China, Índia, Formosa e Vietnã), além do Oriente Médio (Emirados Árabes, Qatar, Arábia Saudita e outros). “Em muitos desses países emergentes o Brasil já está presente, mas ainda existem oportunidades a serem exploradas”, completa.

Serviço:
IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas
Data: de 19 a 21 de novembro de 2008
Local: Estação Embratel Convention Center
Curitiba- PR – Brasil
Programa completo: www.congressoflorestaplantada.com.br ou
www.wrsaopaulo.com.br.
Mais informações: (11) 3722.3344 ou (41) 3225.4358.

Países Africanos e Outros Emergentes como Alternativa de Mercado
Palestrante: Ivan Tomaselli, vice-presidente da Abimci e diretor da STCP Engenharia de Projetos
Data: 21/11 – sexta-feira

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se