Simadi
14/04/2008

Paralisação nos Portos

Depois de Paranaguá, agora o Porto de São Francisco do Sul (SC) deve regularizar os despachos de mercadorias

Fiep obtém Nova Liminar contra Greve da Receita Federal

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) obteve mais uma liminar na Justiça contra a greve dos auditores fiscais da Receita Federal. A liminar, concedida na última sexta-feira (11) pelo juiz federal de Joinville (SC), Roberto Fernandes Junior, determina a regularização dos desembaraços aduaneiros das mercadorias importadas, exportadas ou em trânsito no Porto de São Francisco do Sul (SC). Há 10 dias, a Fiep havia obtido uma liminar semelhante ao mandado de segurança impetrado contra a paralisação dos servidores da Receita Federal no Porto de Paranaguá (PR).

As duas liminares beneficiam as empresas associadas aos sindicatos filiados à Fiep. “A Federação impetrou os mandados de segurança coletivos para que todas as empresas submetidas à fiscalização da autoridade impetrada, associadas aos sindicatos filiados à Federação, tenham seus despachos aduaneiros processados normalmente, viabilizando o embarque ou desembarque das mercadorias”, explicou Marco Antonio Guimarães, procurador jurídico da Fiep. Segundo ele, além de Paranaguá, a Federação impetrou mandado de segurança também em São Francisco do Sul (SC) porque o porto catarinense é igualmente utilizado por indústrias do Paraná para importação e exportação. A greve da Receita Federal começou no dia 18 de março, paralisando o trâmite de produtos nos portos.

No último despacho, o juiz federal de Joinville (SC), Roberto Fernandes Junior, afirma que, “embora legítima, a greve não pode acarretar prejuízos para os agentes da iniciativa privada”. De acordo com o juiz, “o funcionamento regular da fiscalização fazendária nas zonas alfandegárias é indispensável para a economia nacional ao manter o país conectado na economia global, assegurando aos agentes econômicos da iniciativa privada a preservação de seus negócios internacionais o que, muitas vezes, representará a manutenção de sua própria empresa”.

Fonte: FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná. www.fiepr.org.br

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se