Simadi
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05/06/2007

Retec atendeu 314 micro e pequenas empresas em maio

São 93 terminais instalados em unidades Sesi/Senai, sindicatos empresariais da indústria, agências do Sebrae, delegacias do Crea e câmaras bilaterais de comércio, como as Câmaras de Comércio França-Brasil e Alemanha-Brasil.

     A Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), atendeu 314 micro, pequenas e médias empresas em maio, através dos 93 terminais instalados em unidades Sesi/Senai, sindicatos empresariais da indústria, agências do Sebrae, delegacias do Crea e câmaras bilaterais de comércio, como as Câmaras de Comércio França-Brasil e Alemanha-Brasil.

      Por meio destes terminais, que são compostos por um computador com acesso à internet e operados por estagiários, a Retec oferece informações e soluções de nível técnico ou de gestão.

    Desde 2005, a Retec vem multiplicando a quantidade de atendimentos prestados. Em 2004, foram atendidas 284 demandas. No ano seguinte, foram 1.852. No ano passado, os atendimentos chegaram 3.264. A Retec conta hoje, em seu banco de dados, com 1.663 clientes cadastrados e 784 ofertantes, entre empresas e profissionais autônomos.

    "Por meio destes postos avançados, a Retec recebe consultas, na maioria gratuitas, atendendo solicitações de informações tecnológicas, bibliográficas e mercadológicas. Atendemos também demandas sobre linhas de financiamento voltadas à capacitação tecnológica e gestão empresarial", explica Reinaldo Tockus, coordenador da Retec.

      Neste ano, o Sistema Fiep, por meio do Senai, planeja ampliar a atuação da Retec. O objetivo é chegar a 120 terminais.

      As solicitações também podem ser feitas de qualquer computador através do portal www.pr.retec.org.br. Em sua maior parte, as demandas tratam de desenvolvimento e melhoria de processos e de produtos, melhoria de gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo. 

      A cada demanda recebida, a Retec busca o especialista mais indicado para fazer o atendimento, que é personalizado e trata diretamente do problema apresentado pelo empresário. A rede tem à disposição grande número de especialistas, tanto do quadro do Sistema Fiep como das instituições parceiras.

      As respostas são, em sua maioria, gratuitas e retornam ao empresário em até cinco dias úteis, sendo disponibilizadas somente a quem fez a demanda, o que garante a confidencialidade das informações.

       Clínicas - Além da prestação de serviços tecnológicos via internet, a Rede de Tecnologia do Paraná também realiza, com o apoio do Sistema Fiep, Clínicas Tecnológicas. Em 2006, foram realizadas 16 clínicas no Paraná. Para este ano foram agendadas 20.

      Nas clínicas, o Senai traz especialistas nacionais e estrangeiros que oferecem consultorias técnicas e tecnológicas, individuais ou em grupo, para diferentes setores industriais.

      Eventos de consultoria direta, as clínicas podem ser solicitadas por sindicatos, cadeias produtivas e Arranjos Produtivos Locais (APLs) - aglomerações de empresas do mesmo segmento - de todo o Paraná. O serviço tem auxiliado industriais de diversos ramos.

Autor: FIEP

Fonte: RETEC - Rede de Tecnologia do Paraná                           www.pr.retec.org.br

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