Simadi
07/05/2007

Pólo de Arapongas se destaca na produção de móveis

O setor moveleiro de Arapongas é o mais importante do Estado do Paraná e O segundo do Brasil em volume de produção e vendas. Por mês, a indústria moveleira de Arapongas produz 1 milhão de peças, com um faturamento de R$ 812 milhões por ano, sendo R$ 105 milhões em exportações.

O potencial da região na produção de móveis seriados e na geração de renda e empregos motivaram os empresários a se reunirem para formar o Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de Arapongas. Caracterizado há três anos, o APL é formado por 150 indústrias que geram 8 mil empregos diretos. No Brasil, a venda dos móveis produzidos no APL está bem consolidada, e no exterior, os produtos encontram mercado na América do Sul, América Latina e Emirados Árabes.

"O APL é um fomento. Permite o crescimento das indústrias, o aumento da produção e a ampliação do numero de funcionários. Os maiores beneficiados são as pequenas e micro empresas", diz Francisco Marcos Pennacchi, vice-presidente da Fiep e coordenador regional da Fiep em Arapongas.

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por meio do Senai, do IEL e do Sesi apóia o APL. "As ações incluem mobilização do setor industrial, oferta de serviços, consultorias e programas de desenvolvimento tecnológico e coordenação de planejamento estratégico, além de participação na governança dos APLs", afirma a coordenadora da área de APLs do Sistema Fiep, Cristiane Stainsack.

O APL de Arapongas é especializado em móveis retilíneos (que são lisos, com desenho simples de linhas retas e cuja matéria-prima principal constitui-se de aglomerados e painéis de compensados).

Segundo Pennacchi, as empresas que fazem parte do APL já estão sentindo os benefícios. "Os industriais estão comprando matéria-prima com desconto e utilizam linhas de crédito específicas para empresas organizadas em APL. Desta forma foi possível investir em compra de maquinário, capital de giro, qualificação da mão-de-obra e design dos produtos".

Os empresários também participaram de missões empresariais ao exterior. Em 2006, 17 industriais foram a Milão conhecer os distritos industriais. Este ano, está prevista para abril mais uma viagem, desta vez com 30 empresários.

De acordo com o representante do Sindicato da Indústria de Móveis de Arapongas (Sima), Marcos Aurélio Tudino, o APL está investindo para aumentar a exportação dos móveis. "São projetos que visam preparar as empresas para buscar mercados e saber quais as principais dificuldades e carências dos empresários. Um deles é a participação do APL no Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)", diz.

O projeto é um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos para o aumento da competitividade da micro e pequena empresa organizada em APLs que nasceu da necessidade de dotar os Arranjos de uma ferramenta que eleve cada empresa a um nível de competitividade padrão, através da modernização e capacitação empresarial, inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas, que permitam um melhor desempenho nos mercados nacional e internacional.

O Senai mantém em Arapongas o Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam), que presta serviços e apoio em assessoria técnica e tecnológica, laboratórios de produtos do mobiliário, cursos e treinamentos, educação e informação tecnológica. O APL de Arapongas tem ainda uma Central de Compras (Cecomar) e uma Cooperativa dos Exportadores de Móveis de Arapongas (COOEXPORT).
     Serviço - Para conhecer mais sobre o programa APL, acesse o site www.fiepr.org.br. Os interessados em participar do APL de Móveis de Arapongas devem entrar em contato com o diretor superintendente do Sima, Silvio Pinetti, pelo telefone (43) 3172-1278.

Fonte: RETEC - Rede de Tecnologia do Paraná

Autor: FIEP

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por alfredo fermino - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 - 20:38:50 - Comentar