Simadi
Simadi
. - 16/11/2011

Encontro vai incentivar exportação de micro e pequenas empresas

O 3.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul) vai incentivar a cultura exportadora principalmente das micro, pequenas e médias empresas. Dados do ano passado mostram que empresas desses portes representam 8% do valor total exportado pelo Paraná, contra 92% das empresas de grande

O Encomex, programado para 1.º e 2 de dezembro, em Curitiba, foi lançado nesta quinta-feira (3), no Palácio das Araucárias. A cerimônia reuniu cerca de 200 lideranças empresarias do Estado.

“Nosso desafio é aumentar a base exportadora brasileira e fazer com que a fatia das empresas de menor porte seja cada vez maior”, disse a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres. Na avaliação de Tatiana, apesar de o índice paranaense estar acima da média nacional, de 5 %, há diversas oportunidades para o aumento da participação das micro, pequenas e médias empresas nas balanças comerciais paranaense e brasileira.

“O comércio exterior brasileiro vive um grande momento. A crise não afetou o setor. O resultado nos dez primeiros meses deste ano já superou o total de exportações alcançado em 2010”, detalhou. “Nunca vendemos tanto em nenhum ano da história”, completou, ao citar que as exportações brasileiras aumentaram 25 % e as importações 30 % em comparação com o ano passado.

PARANÁ – Em relação ao Paraná, a secretária destacou que o Estado possui a quarta maior corrente (soma de exportação e importação) comercial do País e a maior da região Sul. Segundo ela, a balança comercial estadual é bastante semelhante à brasileira em relação à distribuição dos parceiros comerciais, sendo que a China é o maior deles, tanto na exportação, quanto na importação.

Tatiana apresentou oportunidades de negócios, mapeadas com o cruzamento da competitividade da economia do Paraná com demandas do mercado externo. Destacaram-se os setores de máquinas e motores, veículos e autopeças, celulose e papel, madeiras, cereais, complexo soja, café, açúcar e álcool.

PARTICIPAÇÃO – O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que uma das principais metas do Governo Beto Richa é ampliar a participação do Paraná na balança comercial paranaense.

“O Encomex vai ser fundamental para que tenhamos êxito nesse movimento que iniciamos no Paraná”, disse. Barros explicou que a Agência de Internacionalização busca estabelecer a sinergia entre os diversos órgãos que atuam no setor de comércio exterior no Estado.

O lançamento do Encomex foi acompanhado por lideranças empresariais de todas as regiões do Estado. Entre elas estavam o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Odone Martins, o cônsul-geral do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, o primeiro-vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, e o vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Rommel Barion.

ENCOMEX – O Encomex Mercosul é a terceira edição do encontro neste ano e a primeira internacional. O evento busca ampliar a cultura exportadora e estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.

Na pauta estão palestras, oficinas, cursos, showrooms, workshops voltados principalmente aos micro, pequenos e médios empresários. No evento também será feita ampla avaliação das duas décadas do Mercosul e o planejamento para os próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscricao .

Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.

Também estão previstos painéis com a participação de ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.

PARCEIROS - Esta é a terceira edição do Encomex voltando ao Mercosul. Foz do Iguaçu e Porto Alegre foram sedes do evento em 2009 e 2010, respectivamente. O Encomex é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.

Entre os patrocinadores estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e com o apoio da Fiep, da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap),da Associação Comercial do Paraná (ACP),do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Itaipu Binacional e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Filie-se

Associe-se