Simadi
. - 23/09/2011

SIMADI participa do encontro anual dos Sindicatos realizado na FIEP

Iniciativa fortalece a representação do setor produtivo do Paraná

O encontro reuniu 91 participantes de diversas regiões do Estado (Foto: Mauro Frasson)

Teve início nesta quarta-feira (21), em Curitiba, o Encontro Anual de Sindicatos 2011, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que tem como objetivo fortalecer os laços do associativismo, apresentar os produtos que já são oferecidos pelas instituições que compõem o Sistema Fiep (Sesi, Senai e IEL) e mostrar os novos serviços que estão sendo disponibilizados para os sindicatos industriais associados. O evento segue até esta sexta-feira (23).

De acordo com o diretor de Relações com os Sindicatos da Fiep, Milton Bueno, “Só vamos ter uma federação representativa se tivermos uma base forte formada pelos nossos sindicatos.”.  Segundo ele, o evento deste ano teve participação recorde, com 91 inscritos. Ao todo, a Fiep tem 99 sindicatos industriais paranaenses filiados. “São os sindicatos que podem contribuir para a evolução do setor industrial.”, apontou.

Para a gerente administrativa do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), Márcia Furtado, “O evento proporciona uma oportunidade para aproximação dos outros sindicatos do setor e uma atualização quanto aos trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Fiep”.

Dentre as novidades apresentadas na ocasião está o lançamento do Observatório Sindical, ferramenta eletrônica que será usada para acompanhar e relatar os resultados de gestão dos sindicatos empresariais no Estado. Através de 15 indicadores, será possível alimentar uma base de dados com informações de cada setor, estimulando a reflexão teórica a respeito da atuação da estrutura da Fiep em relação aos seus filiados, assim como as ações realizadas pelos sindicatos participantes.

O cadastro e o acesso ao Observatório Sindical pode ser feito através do website do Sistema Fiep. Segundo a gerente de negócios e relacionamento com os sindicatos Sesi/Senai, Maria Aparecida Lopes, trata-se de mais um serviço voltado à valorização sindical, onde os participantes poderão relatar o que experimentaram em termos de melhores práticas de gestão.

Outra novidade foi trazida pelo coordenador de Desenvolvimento da Fiep, Marcelo Percicotti, que apresentou aos participantes as informações sobre a abertura do segundo edital do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), iniciativa operada regionalmente pela Fiep, que tem como objetivo a capacitação dos empresários, elevando assim a competitividade das empresas participantes. Segundo Percicotti, os empresários constroem o programa de acordo com suas necessidades e interesses, elegendo os temas que serão discutidos.

Esta forma de atendimento customizado agradou à gerente-executiva do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), Rosângela Damaceno, que já participou de outras edições do Procompi. Segundo ela, muitas empresas que tinham deficiências em áreas estratégicas do seu negócio, após adesão ao programa hoje conseguem prever e provisionar seu crescimento anual.

Outro tema apresentado durante a ocasião foi o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Assessoria Legislativa da Fiep, que acompanha a tramitação dos projetos nas esferas legislativas de modo a identificar e monitorar as propostas de interesse do setor produtivo e também defender junto aos deputados temas de interesse da indústria. Segundo a coordenadora do departamento, Letícia Yumi de Resende, a federação trabalha em diversas frentes, tanto no assessoramento técnico dos parlamentares, para o encaminhamento de matérias de interesse do setor, quanto encampando as lutas dos empresários junto ao poder público.

Como cases de sucesso nesta área, Letícia lembrou da atuação decisiva da Fiep na discussão sobre a proposta de redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. “Conseguimos que um projeto que prejudicaria todo o setor empresarial saísse da pauta de uma legislatura durante o governo de um presidente sindicalista”, recordou.

Para Márcia Furtado, do Simov, a assessoria legislativa é uma importante ferramenta para os sindicatos. “É uma maneira de filtrar as informações e direcionar para o nosso segmento o que é mais importante. Colabora na luta dos associados e dos sindicatos.”, observa.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se