Simadi
. - 13/07/2011

Fiep leva sugestões para subcomissão de portos da Câmara

Encontro realizado em Paranaguá marcou a união entre o poder executivo, legislativo e o setor produtivo para melhoria da infraestrutura portuária no Paraná

O vice presidente da Fiep. Hélio Bampi, conversa com o deputado federal Zeca Dirceu sobre a necessidade de investimentos nos portos do Paraná (foto: Mauro Frasson)

A necessidade de articulação entre o poder público estadual e federal para melhorar as condições de infraestrutura nos portos de Paranaguá e Antonina foi defendida pela Fiep nesta segunda-feira (11), durante reunião realizada na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) com os deputados da subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Dentre as obras consideradas essenciais pela Fiep estão a dragagem de manutenção e aprofundamento dos berços de atracação, do canal de acesso e da bacia de evolução; a ampliação da capacidade das esteiras do corredor de exportação e a cobertura destes equipamentos para poderem operar mesmo em dias de chuva; a construção de novas estruturas de armazenagem, construção do cais oeste, e a melhoria das vias de acesso – ferroviárias e rodoviárias – até o porto.

As sugestões da federação foram apresentadas pelo vice-presidente da entidade, Hélio Bampi, e encaminhadas aos deputados que integram a subcomissão de Portos e Vias Navegáveis, Alberto Mourão (PSDB-SP), presidente, Luiz Argôlo (PP-BA), relator, e Zeca Dirceu (PT-PR). Pela manhã os parlamentares visitaram as instalações do Porto e conheceram os projetos do governo do Estado para ampliação da estrutura portuária e melhoria das vias de acesso.

O objetivo da subcomissão neste momento é aprimorar o diagnóstico da situação portuária brasileira e apresentar um relatório para incluir as obras necessárias no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Para isso os parlamentares elencaram os seis principais portos do país para verificar, in loco, as potencialidades e gargalos de cada terminal.

Segundo o vice presidente da Fiep, Hélio Bampi, a iniciativa é positiva. O setor industrial representa um terço do PIB do Paraná, mas depende de um conjunto logístico que acompanhe a eficiência do empresariado paranaense. “O porto é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado”, avalia.  Segundo ele, os gargalos de transporte, principalmente marítimo, vêm minando sistematicamente a competitividade da indústria paranaense.

De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), responsável pelo requerimento que incluiu Paranaguá no roteiro de visitas da subcomissão, a participação de representantes do setor produtivo como a Fiep na discussão tem grande importância. “Não dá pra ter a percepção dos gargalos sem ouvir aqueles que utilizam o porto.”, avalia o parlamentar.

Até 2014 o governo do Estado prevê nove grandes obras nos portos de Paranaguá e Antonina, que incluem a construção de mais berços de atracação, silos de armazenamento, terminal de contêineres, terminal de passageiros – com vistas a aproveitar o potencial turístico da região -, construção do cais oeste, entre outras obras. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, há mais de 30 anos não são realizados grandes investimentos nos portos paranaenses, por isso a importância de uma “aliança com o legislativo” para pleitear recursos através do PPA.

Bampi reforçou o apoio da Fiep a este projeto. Segundo ele, existe uma percepção comum às federações representativas do setor produtivo (Fecomércio, ACP, Faciap, Faep, Ocepar, Fetranspar, entre outras) de que é necessário uma articulação maior entre Estado e governo federal para viabilizar os recursos para as reformas necessárias para melhoria dos portos paranaenses.

Participantes – Além do vice presidente Hélio Bampi, representaram a Fiep na reunião o coordenador dos conselhos temáticos e setoriais Eduardo Knechtel, o assessor da presidência, João Arthur Mohr, o consultor em logística da federação Mário Stamm, o coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Roberto Gava, o conselheiro da Fiep, Arthur Oscar Krueger, e o executivo do sindicato moveleiro, Emerson Langner.

Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, o superintendente da APPA, Airton Maron, além de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Federação das Empresas dos Transportes de Cargas do Paraná (Fetranspar), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), Associação dos Guardas Portuários do Paraná, Sindicato dos Estivadores (Sindestiva), Sindicato dos Conferentes, Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport) e vereadores de Antonina.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se