Simadi
. - 31/03/2011

Fiep participa de reunião com governo do Estado.

Coordenador de Conselho Temático da Federação apresentou estudo com obras prioritárias e defendeu otimização da infraestrutura já existente

O coordenador do Conselho Temático de Infraestrutura, Paulo Ceschin, representou a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em reunião do programa Paraná Competitivo que discutiu os gargalos logísticos do Estado. O encontro aconteceu na sexta-feira (25), em Curitiba, e contou com a presença de integrantes do governo estadual e de entidades representativas do setor produtivo.

Durante a reunião, Ceschin colocou à disposição da administração pública o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (PELT 2020). A publicação, lançada no ano passado, apresenta um projeto de desenvolvimento logístico para o Estado, apontando obras e ajustes prioritários que devem ser feitos em diferentes modais e regiões. O estudo foi elaborado pela Fiep, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot-PR).

“O PELT 2020 traz as prioridades em curto, médio e longo prazo para a logística do Paraná”, explica Ceschin. “É uma informação pública, que já foi entregue ao governador Beto Richa durante a campanha eleitoral do ano passado. Agora, ratificamos que ela está disponível para o governo do Estado”, acrescenta.

Além de colocar o estudo à disposição do governo, Paulo Ceschin defendeu uma otimização na estrutura logística já existente no Paraná a fim de melhorar o desempenho do Estado nessa área. “Já temos uma infraestrutura razoável, mas é preciso otimizá-la. Podemos seguir o exemplo de Portugal, que apenas com a otimização da infraestrutura existente, conseguiu gerar economias de 40% nos custos de logística e transportes”, afirma o coordenador.

Ceschin aponta que uma solução é investir na integração entre diferentes modais de transportes. “É necessário aplicar o conceito de logística como um todo, criando um sistema interlogístico”, diz. Para isso, no entanto, são necessários investimentos. “Hoje temos carência de investimentos, tanto para complementar projetos já existentes quanto para pensar no planejamento futuro”, justifica.

A reunião de sexta-feira foi a primeira do grupo formado dentro do Paraná Competitivo para discutir a questão da infraestrutura. Articulado pelo governo do Estado, o programa busca uma aproximação entre o setor produtivo e a administração pública para aumentar a competitividade da economia paranaense. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirma que o governo possui o levantamento das obras necessárias em todos os modais de transporte e trabalha na busca de recursos federais e estaduais para a execução das obras. “Mas enquanto essas obras não saem no papel é essencial trabalharmos para aumentar a eficiência da infraestrutura existente no Paraná”, diz.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se