Simadi
. - 28/03/2011

Fiep recebe ministra do Meio Ambiente na próxima sexta dia 1º de abril 2011

Durante reunião no Cietep, Federação apresentará o posicionamento do setor industrial paranaense em relação ao projeto do novo Código Florestal

Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente (Foto: Renato Araujo/ABr)

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recebe, na tarde da próxima sexta-feira (1º), no Cietep, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela vem a Curitiba a convite do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, para debater com o setor industrial paranaense o projeto do novo Código Florestal.

Rocha Loures esteve em audiência com a ministra em Brasília, no último dia 18, quando já entregou uma carta com sugestões colhidas pela Federação em reuniões com presidentes de sindicatos e empresários representativos da indústria de base florestal do Paraná. No encontro da próxima sexta, a Fiep vai reforçar seu posicionamento, defendendo, entre outros pontos, que a questão ambiental seja tratada de maneira técnica e responsável, retirando-se da classe produtora a equivocada marca de “poluidora e devastadora”.

“Os empresários do setor devem ser vistos como participantes ativos e co-responsáveis pelo desenvolvimento e o equilíbrio ambiental”, afirma Rocha Loures. Para ele, é preciso criar marcos regulatórios ambientais apropriados ao desenvolvimento do País, substituindo a atual legislação da área, que é da década de 1960.

O presidente da Fiep afirma ainda que o projeto do novo Código Florestal que tramita no Congresso Nacional, relatado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apesar de ser uma resposta aos anseios dos produtores nacionais, apresenta alguns problemas. “Uma grande deficiência do texto é a insuficiente atenção e o tratamento inadequado dispensados ao setor florestal, responsável pela produção da matéria prima das indústrias de móveis, celulose, papel e para fins energéticos”, diz Rocha Loures.

A indústria de base florestal é de grande importância para a economia do Paraná. O setor é composto por 6,2 mil empresas, que geram quase 100 mil empregos diretos. No ano passado, as exportações do segmento somaram US$ 1,183 bilhão.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se