Simadi
. - 03/03/2011

Aumento dos juros é inadequado, avalia CNI

Brasília - O aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de juros é inadequado e desconsidera a tendência atual de evolução dos preços e da atividade econômica. A avaliação foi feita nesta quarta-feira, 2 de março, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Há indicadores recentes que confirmam o desaquecimento da atividade, provocado por medidas de restrição ao crédito, pela valorização do câmbio e a elevação dos juros em janeiro”, disse Andrade, ao comentar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que aumentou a taxa Selic para 11,75% ao ano.

Ele observou que a alta da inflação é resultado da elevação dos preços dos alimentos e das commodities no mercado internacional, que não é influenciado pela variação dos juros no Brasil. “Mas a alta dos juros tem impacto negativo sobre os investimentos e a produção industrial”, alertou.

O presidente da CNI acrescentou que o corte no orçamento da União, definido nessa semana, dá maior coerência às políticas monetária e fiscal, e permitiria um ritmo menos intenso de elevação dos juros.

Fonte: CNI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se