Simadi
. - 18/02/2011

Fiep defende que reajuste do mínimo estadual respeite índices de inflação

Federação é favorável à livre negociação entre sindicatos empresariais e de trabalhadores, levando em conta as peculiaridades regionais e setoriais

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), maior entidade empresarial do Estado, repudia qualquer tentativa de reajuste do salário mínimo regional em níveis muito superiores aos índices oficiais de inflação. Representante de mais de 42 mil indústrias que respondem pela geração de 750 mil empregos diretos, a Fiep entende que a imposição de pisos salariais artificiais, descolados da realidade, pode afugentar investimentos do Paraná, criando oportunidades de negócios em outras regiões do País.

Atualmente, o Paraná já possui o maior salário mínimo estadual do Brasil. A Fiep, por princípio, defende a livre negociação entre empresários e trabalhadores, levando em conta as características específicas de cada categoria profissional e as peculiaridades das diferentes regiões paranaenses.

A Federação entende ainda não ser papel do Estado interferir na relação entre empregadores e empregados. Tal interferência, ao estabelecer marcos referenciais distantes das realidades setoriais e regionais, influencia nas negociações coletivas, constrangendo a liberdade de diálogo entre sindicatos empresariais e de trabalhadores.

Apesar de repudiar qualquer interferência que crie condicionantes para as negociações salariais, a Fiep não ignora a existência do piso regional. Mas defende o reajuste com base no percentual projetado para  a inflação deste ano, de 4,5%. Desta forma, entende que serão amenizados os efeitos danosos que o salário mínimo regional pode causar na economia paranaense.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se