Simadi
. - 04/01/2011

Crédito do BNDES no Paraná cresce acima da média nacional

Banco repassou R$ 9,5 bilhões no Estado de janeiro a novembro de 2010, 43% a mais do que no mesmo período de 2009

Os contratos de financiamento feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tiveram no Paraná um crescimento acima da média nacional em 2010. O balanço do banco com dados até novembro do ano passado mostra que as empresas paranaenses obtiveram R$ 9,5 bilhões em crédito, valor 43% superior aos R$ 6,7 bilhões contraídos no período de janeiro a novembro de 2009. No país, o volume de recursos repassados às empresas passou de R$ 117,4 bilhões para R$ 153,6 bilhões, alta de 31%.

A expansão nos repasses do BNDES se concentrou nas micro, pequenas e médias empresas. Somente no Paraná, os financiamentos para essas três categorias cresceram 85%, de R$ 2,6 bilhões em 2009 para R$ 4,8 bilhões em 2010. Com isso, os negócios de pequeno e médio porte ficaram com mais da metade dos empréstimos feitos pelo banco no Estado.

No total, foram 62,5 mil operações do BNDES no Paraná de janeiro a novembro de 2010, 36% a mais do que em 2009. A maior parte, 21 mil, foram nos setores de serviços e comércio. O segmento de infraestrutura teve 15 mil operações, seguido pela agropecuária, com 14 mil, e a indústria, com 10 mil. O setor industrial, apesar do número menor de contratos, conquistou o segundo maior volume de recursos, R$ 2,6 bilhões, atrás apenas da área de infraestrutura, com R$ 3,5 bilhões.

"O balanço mostra que as pequenas e médias empresas conseguiram aproveitar o cenário de retomada da economia e usaram as linhas do BNDES para voltar a investir", afirma Andrezza Oikawa Rocha, coordenadora de fomento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Segundo ela, o banco reagiu à crise que começou no fim de 2008 aumentando o volume de recursos disponíveis e reduzindo taxas de juros, o que incentivou companhias de pequeno e médio porte a buscar crédito.

De acordo com os dados do banco, a linha que teve maior procura no Estado foi o Cartão BNDES. Nos primeiros 11 meses de 2010, foram 27,8 mil operações, contra 14,9 mil no mesmo período de 2009. Em volume de recursos, a maior expansão foi na linha Finame, cujos repasses cresceram 112%, para R$ 4,4 bilhões.

Para Eduardo Kossovski, responsável pelo posto de informações BNDES/Fiep, que orienta empresas interessadas em obter financiamentos junto ao banco, o crescimento acima da média no Paraná também foi influenciado pelo maior conhecimento dos empresários sobre as linhas oferecidas pela instituição. "Fizemos uma divulgação muito ativa no Estado, com diversas rodadas de crédito e encontros com técnicos do BNDES", conta. No posto de informações da Fiep, foram 1,5 mil atendimentos em 2010.

Serviço: O contato do posto de informações BNDES/Fiep pode ser feito pelo telefone (41) 3271-7495.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se