Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/04/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Melhoria da educação superior

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017


Senai


As Faculdades da Indústria Senai têm por finalidade formar profissionais qualificados para o exercício de atividades produtivas, oferecendo um ensino em que se combinam conhecimentos e habilidades mediante programas que estejam constantemente adaptados às necessidades presentes e futuras da sociedade. Também, estimula a comunidade acadêmica para a dimensão social, valoriza a diversidade, a igualdade entre mulheres e homens, tornando-os livres de discriminação de qualquer natureza, pautado na equidade de gênero e raça e para o exercício compromissado e responsável da cidadania, assim como para a produção de bens que estejam à disposição de todos os cidadãos.

As Faculdades da Indústria Senai, alinhadas com a ação transformadora de “desenvolver programas de inserção de terceira idade no ensino superior”, contam com o Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI). O programa atua nas vertentes Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (PNEE) e Raça, Etnia, Gênero e Idosos (REGI). O grande foco do PSAI é facilitar o processo de inclusão de pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar o acesso de mulheres a cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos.

No escopo de suas ações, a educação superior nas Faculdades da Indústria Senai abrange os programas de graduação, pós-graduação e extensão. Os cursos de graduação são cursos abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e tenham sido classificados em processo seletivo. As Faculdades da Indústria Senai ofertam sete diferentes cursos de graduação tecnológica, sendo eles: Fabricação Mecânica; Automação Industrial; Controle de Obras; Design de Moda; Papel e Celulose; Manutenção Industrial; Alimentos. Em 2016 foram 1.029 alunos matriculados no estado. Em consonância com a ação transformadora de “ampliar oferta de graduações e pós-graduações em áreas tecnológicas e engenharias”, esse ano foram elaborados quatro projetos de curso de engenharia (Energias, Manufatura, Materiais e Nanotecnologia e Automotiva), que serão ofertados a partir de 2019.

Os cursos de pós-graduação são cursos abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das Faculdades da Indústria. As Faculdades da Indústria Senai ofertam 18 cursos de especialização Lato Sensu e um de mestrado stricto sensu.  São parceiros a Universidade de Stuttgart (Alemanha), a Universidade Federal do Paraná e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT/RJ).

Os cursos de extensão são cursos livres de curta duração voltados à participação da população e da comunidade acadêmica, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas historicamente e na instituição. As Faculdades da Indústria Senai ofertam 20 cursos em todo o estado do Paraná. O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT/RJ) é parceiro do Senai para oferta desses cursos na modalidade a distância.

IEL

A Faculdade da Indústria IEL foi fundada em 1999 e passou a ser mantida pelo Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional do Paraná (IEL/PR) em 2013. Sem negar nem abandonar sua base originária, enquanto IES inserida no Sistema Federal de Ensino Brasileiro, a faculdade foi alvo de replanejamento para retratar na prática a sua nova filiação, a coerência necessária em relação à natureza, características e objetivos do IEL/PR e do Sistema Fiep.

Com a missão de promover a educação e estimular a contínua aprendizagem, de forma criativa e inovadora, e com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar  no mercado de trabalho, mediante efetiva interação entre o saber teórico, interdisciplinar e científico e a realidade prática e os princípios da ética e da responsabilidade social, econômica, cultural, política e ambiental, a Faculdade da Indústria IEL passou por significativas reformulações acadêmicas e pedagógicas que visam garantir o alinhamento à nova missão e aos novos objetivos da faculdade e às diretrizes do IEL/PR.

Uma das principais alterações foi a implantação de metodologias ativas de aprendizagem nos programas de graduação. Essa inovação prevê significativa alteração no papel do aluno, promovendo mais autonomia do aprendizado, além da possibilidade de flexibilização curricular, com participação direta da indústria nas atividades de projeto integrador, onde os conteúdos são aplicados para reflexões em estudos de caso, em sua maioria demandados pelas indústrias locais.

A Faculdade da Indústria (IEL) tem duas unidades, a primeira, instalada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, com ambiente sociocultural e econômico dos mais avançados do país. E a segunda, instalada em Curitiba, conta com toda a infraestrutura e oportunidades de negócios do campus da indústria do Sistema Fiep.

Atualmente, em suas duas unidades, a Faculdade da Indústria IEL oferece nove cursos de graduação, sendo quatro programas de bacharelado, com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação; quatro Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Logística e Comércio Exterior e Licenciatura em Pedagogia.

Por meio dos programas de Pós-graduação e de extensão universitária, a Faculdade da Indústria IEL está presente também nas unidades IEL no interior do Paraná e em outros estados. Seus programas de pós-graduação, capacitação e extensão seguem as áreas da graduação e totalizam 15 cursos de pós-graduação lato sensu, 35 programas de capacitação e de extensão, com oferta nas duas unidades sede e nas unidades do IEL no interior do Paraná e em outros estados.

Além da atuação em unidades do IEL no interior do Paraná e em outros estados, via cooperação técnica com outros regionais, mediados pelo IEL/Núcleo Central, a Faculdade da Indústria IEL iniciou a parceria internacional por meio de programas de formação realizados com a School of International Business and Entrepreneurship (SIBE), da Universidade de Steinbeis da Alemanha.

Inseridas em propícias regiões e seguindo a missão da sua mantenedora, a Faculdade da Indústria IEL busca englobar uma nova visão de trabalho e de preparo das pessoas e mantém uma política de inserção na comunidade por meio de programas de cooperação com órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais, e, dentro do Sistema Fiep, ligada às indústrias e aos sindicatos, atuando conjuntamente com Sesi e Senai.