25/10/2017 - Atualizado em 16/11/2017

Diretriz: Incentivo à atividade produtiva

Período 3: março 2017 / setembro 2017

Dentre as ações transformadoras almejadas pelos empresários paranaenses, que compõem a diretriz “Incentivo à atividade produtiva”, está a criação de mecanismos para redução da chamada “guerra fiscal”.

Com relação a esse tema, foi sancionada (SENADO NOTÍCIAS, 2017) a Lei Complementar 160/2017, que convalida os incentivos fiscais relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedidos ilegalmente pelos estados a empresas e indústrias. Com o objetivo de acabar com a guerra fiscal entre as unidades da federação, o texto também flexibiliza as regras para concessão desses incentivos.

A referida Lei veio para substanciar a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que caminhou no sentido de manter a validade dos incentivos e benefícios concedidos de forma unilateral somente até a data de julgamento das ações diretas de inconstitucionalidade.

Assim, legalizou-se a validade dos benefícios concedidos ainda que sem a autorização do Confaz, porém sedimentou-se o caminho para que sejam impostas sanções aos Estados que continuem a se utilizar da referida prática.

Em resumo, por uma questão de segurança jurídica e respeito aos investimentos já tomados por aqueles contribuintes que se valeram dos benefícios, estes serão mantidos. Todavia, as novas regras impostas poderão melhor regular a concessão de novos benefícios ou mesmo a prorrogação dos já existentes (FUNARO; SOUZA, 2017), viabilizando assim o fim da chamada “guerra fiscal” entre os Estados.

Referências

FUNARO, H.; SOUZA, H. D. de. Lei Complementar aprovada viabiliza fim da guerra fiscal. Publicado em: 3 ago. 2017. Disponível em: <www.conjur.com.br/2017-ago-03/opiniao-lei-complementar-aprovada-viabiliza-fim-guerra-fiscal>. Acesso em: 25 out. 2017.

SENADO NOTÍCIAS. Temer sanciona lei de convalidação de incentivos fiscais. Publicado em: 8 ago. 2017. Disponível em: <www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/08/08/temer-sanciona-lei-de-convalidacao-de-incentivos-fiscais>. Acesso em: 25 out. 2017.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.