25/10/2017 - Atualizado em 16/11/2017

Diretriz: Aprimoramento da legislação e administração tributária

Período 3: março 2017 / setembro 2017

Dentro da diretriz “Aprimoramento da legislação e administração tributária” há diversas medidas que visam a racionalização do sistema tributário, com a simplificação da administração e recolhimento de tributos, redução da tributação sobre o consumo, não sobreposição de tributos, entre outras.

A grande notícia dos últimos meses, que contempla todos esses anseios, é a apresentação do Projeto de Reforma Tributária, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), e que agora irá para discussão no Congresso Nacional (MAZUI; MARTELLO, 2017).

Como já mencionado na Diretriz “Simplificação e Racionalização dos critérios do ICMS, IPI, PIS/Pasep e Cofins”, o mencionado projeto contempla as seguintes medidas:

1. Extinção dos seguintes tributos: CSLL, ISS, ICMS, IPI, PIS e Cofins, Cide, IOF e salário educação;
  2. Criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), que englobaria vários tributos (PIS, Pasep, Cofins, IPI, ICMS estadual e ISS municipal, além da contribuição previdenciária), seria administrado por uma Supersecretaria da Receita Federal, composta por técnicos da União, estados e municípios, e não incidiria sobre remédios, alimentos, e máquinas e equipamentos destinados às atividades industriais/empresariais;
  3. Manutenção dos seguintes tributos: Imposto de Renda, IPTU e IPVA (que passaria a ser municipal), ITR, ITBI, ITCMD, impostos de importação e exportação e da Previdência Social;
  4. Criação do Imposto Seletivo, que incidiria sobre energia elétrica, combustíveis, comunicações, transportes, cigarros, bebidas, veículos, pneus e autopeças;
  5. Fim das renúncias tributárias destinadas a determinados setores da economia;
  6. Desoneração total da cadeia de exportação.

O texto, que ainda será objeto de amplos debates na sociedade e no Congresso Nacional, tem como principal diretriz justamente o aprimoramento e a modernização da legislação tributária, tornando todo o sistema mais claro, didático e eficiente. A busca do Deputado Relator é justamente esta: aprimorar a legislação tributária e permitir ao país atingir o seu desejado desenvolvimento, sem ser prejudicado pelos entraves de um sistema tributário complexo e regressivo.

Referência

MAZUI, G.; MARTELLO, A.  Relator da reforma tributária apresenta proposta a Temer e a ministros. G1, 18 ago. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/relator-da-reforma-tributaria-apresenta-sua-proposta-ao-governo.ghtml>. Acesso em: 24 out. 2017.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.